Como ter aplicativos portáteis através do Orbital Apps

Como ter aplicativos portáteis através do Orbital Apps

Sempre que estamos longe dos nossos desktops e notebooks e não temos um acesso a internet muito boa para baixar os nossos programas acabamos recorremos a Apps “portáteis”, nesse artigo vamos mostrar mais uma alternativa para isso.

Procurando uma alternativa em executar os programas mais básicos sem precisar a instalação dos mesmos? No mundo Linux eu achei duas boas alternativas: o Appimage e o ORB, este último menos conhecido e é o que vamos abordar nesta matéria.

O Appimage vem ganhando popularidade nos últimos tempos por ter alguns programas famosos em seu formato, como Audacity, Inkscape e Kdenlive por exemplo, mas procurando nas “águas vastas” da internet, achei um site chamado OrbitalApps que tem a “filosofia” parecida com o Appimage, porém, com algumas peculiaridades.

● Rodar out-of-the-box;

● Não precisar de nenhum “runtime” para instalação;

● Não precisar de permissões especiais e nem precisar habilitar o root no app;

Clickable  que seria clicar e rodar o programa, sem precisar de mais permissões.

No site deles tem explicando melhor como funciona, você pode acessar aqui e aqui.

A instalação do Launcher ORB, esse que facilita o manuseio dos programas empacotados no formato .orb ajuda um bocado, então o primeiro passo é instalá-lo:

Primeiro vamos baixar o Launcher, que você acessa aqui, ele vai estar no formato .iso.

Depois que o arquivo estiver baixado, você vai clicar com o botão direito em cima do arquivo e depois clicar em “Abrir com”, e depois abrir com o “Gerenciador de Montagem de Disco”.

Feito isso, vai aparecer uma janela dizendo que o “orb” contem um software que se inicia de forma automática e se você gostaria de executar ele. Click em “Run” ou “Executar”.

Depois disso é só por a sua senha do sistema e esperar a instalação finalizar e está feito.

Como ter aplicativos portáteis através do ORB

E para acessar os apps portados para o formato .orb, você pode acessar aqui e baixar os que você quiser.

Diga para nós quais programas você gostaria de ver portado para esse novo formato. =)

Até a próxima, grande abraço!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Linux é utilizado no Carrefour
Continue lendo

Linux é utilizado no Carrefour #EuViLinux

Depois de um pequeno hiato neste tipo de post, a série #EuViLinux volta com tudo! Recebemos várias imagens de muitos leitores e aos poucos vamos postando todas. Para você que não conhece e não acompanhou as outras postagens, esta série consiste na sua participação como leitor do blog enviando fotos de onde você "viu Linux" por aí, Brasil e mundo à fora, a ideia por traz disto é mostrar o quando o sistema está presente em nossas vidas nos mais variados locais.