Nova versão do leitor de PDF Evince tem função de destacar texto

Nova versão do leitor de PDF Evince tem função de destacar texto

O Evince 3.18, que vem junto com o Ubuntu 16.04 LTS, traz consigo uma nova função “escondida” que me estava passando despercebida. Graças ao nosso leitor Eronides Junior, que me avisou sobre a funcionalidade, eu agora posso compartilhar com vocês a novidade.

O Evince é o leitor de documentos (PDFs) padrão do Ubuntu e de boa parte de seus derivados, assim como distribuições que usam o Gnome como ambiente gráfico ou base. O que dizer dele? Ele é simples e funcional, sempre foi. Muitas vezes simples até demais.

Existem muitos leitores de PDF para Linux, o Okular do KDE por exemplo já tinha essa função há muito tempo, o Foxit Reader para Linux também, mas não deixa de ser uma funcionalidade interessante.

Para usar o recurso, abra o seu documento e clique no ícone do que parece ser uma “agendinha” ou algo do tipo, talvez um bloco de notas? (é, acho que faz mais sentido).

fZEZPyTPBjNemxSh39Wxfjfa9OArJHkr2c0vhRy1ojpk1MIL

Clicando no ícone em questão, vão se abrir mais algumas opções logo abaixo, sendo que a da direita é a função de usar o destaca texto.

Evince com destaca texto

Depois de clicar no local indicado o seu cursor será capaz de destacar o trecho de texto que você desejar, dando dois cliques sobre a área selecionada é possível também adicionar comentários em uma nota.

Evince com a função de destacar texto

Bem legal essa função, agora nativa, não é? Quando você fechar o documento o programa vai pedir se você quer salvar as edições que fez no próprio documento ou se você quer criar uma cópia dele com as suas anotações para não “danificar” o original.

Compartilhe a dica, tenho certeza que vai ser útil pra muita gente. Até a próxima!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
VirtualBox da Erro depois de atualização de Kernel
Continue lendo

VirtualBox da Erro depois de atualização de Kernel

Esse erro é muito comum quando você faz um upgrade manual do Kernel Linux, ele pode acontecer mesmo nas atualizações automáticas, o erro consiste em uma falha de configuração do Kernel responsável pelo VirtualBox, como se fosse um erro de driver, o erro ocorre quando tentamos iniciar uma máquina virtual no programa, gerando a imagem abaixo.