AplicativosNotícias

Google adiciona novas funcionalidades ao GSuite

Usuários do GSuite agora poderão desfrutar de um sistema de verificação ortográfica baseado em inteligência artificial em breve, até mesmo um sistema de correção automática. Essas e outras novidades foram trazidas pelo Google na última quinta-feira (21).      

O GSuite é uma das suítes de escritório mais completas e populares, tanto no meio doméstico quanto empresarial. Recentemente o Google trouxe algumas melhorias e novas funcionalidades para a sua suíte de escritório, que prometem refinar e simplificar o uso dos softwares que dela fazem parte.

Muitas das suítes de escritório disponíveis no mercado são compostas por três aplicações, sendo uma para criação e edição de documentos de texto, outra para planilhas e uma terceira para apresentações. Estes três tipos de aplicações, com mais o aplicativo de formulários, são os que compõe o Google Docs, mas é importante deixarmos claro que o GSuite é composta por vários outro aplicativos e serviços além do Google Docs. Como por exemplo o Gmail, Google Calendar, Google Contacts, Google Drive, Google Keep entre outros.  

Novas integrações com o Google Assistant

Com as novas atualizações, algumas das aplicações que fazem parte do GSuite terão uma integração muito mais completa e aprimorada com o “Google Assistant”. Com essa nova integração, através de comandos de voz, o usuário poderá utilizar funções do Google Calendar e Gmail, como por exemplo, consultar quando será o seu próximo compromisso. Criar, cancelar ou reagendar algum evento no calendário. Enviar uma nota via email, para os integrantes de um determinado evento, bem como enviar emails para qualquer um dos seus contatos. Também será possível acessar reuniões por voz ou videoconferência utilizando o discador do seu telefone ou o Google Hangouts.  

Atualmente as funcionalidades mencionadas acima estão em fase beta, estando disponíveis apenas em inglês. Caso você queira obter mais informações sobre como ter acesso a tais funcionalidades no presente momento, acesse o blog oficial para updates do GSuite ou então, ao formulário de inscrição na versão beta do serviço.  

Smart Compose

O Smart Compose é uma funcionalidade que utiliza inteligência artificial para tentar prever as próximas palavras do texto que está sendo escrito, assim tornando a escrita mais rápida, fazendo o usuário ganhar aqueles “famosos” segundos preciosos.  

O Smart Compose já está presente no Gmail desde o ano passado, agora chegando a vez dos usuários do Google Docs poderem tirar proveito desta funcionalidade. Segundo a Google, o Smart Compose poupa as pessoas em digitarem cerca de dois milhões de caracteres por semana.  

Na imagem abaixo você pode conferir o Smart Compose em funcionamento.  

smart-compose-em-funcionamento

Mas nem tudo são flores, aquelas pessoas mais preocupadas com privacidade e segurança geralmente não gostam muito de funcionalidades como esta. A razão é que, para poder prever o que o usuário está prestes a digitar, o Smart Compose observa e memoriza termos e frases frequentemente utilizados pelo usuário, de forma que, por quanto mais tempo for utilizado, mais eficaz será em prever o que está para ser escrito.  

Este comportamento de aprendizagem, que é uma característica do Smart Compose, não funciona apenas de forma individual. Ou seja, os padrões de escrita que o serviço aprende com você, também são utilizados pelo mesmo ao tentar prever o que será escrito por outras pessoas. E vice-versa.  

Para muitas pessoas, todo esse comportamento em observar e memorizar o que o usuário está escrevendo, acaba se tornando uma forma de invasão da privacidade, o quê é um dos principais pontos negativos da funcionalidade. Por isso, antes de utilizar funcionalidades como esta, é muito importante que você saiba o que realmente acontece, para que possa pôr na balança os prós e contras, assim tomando uma melhor decisão.  

Correção automática

O Google também está trazendo ao Docs a mesma forma de correção automática, que atualmente é utilizada no Gmail. Esta forma de correção automática utiliza a busca do Google para aprender novas palavras, e à partir desta nova implementação, a fim de oferecer uma experiência mais personalizada, as sugestões de palavras também poderão ser baseadas nos documentos do próprio usuário que estão armazenados no Docs.  

Todas essas novas funcionalidades parecem realmente ser muito úteis, mas infelizmente muitas delas esbarram nesse problema de segurança e privacidade, que é o que impede muitos usuários de utilizarem quaisquer serviços relacionados a empresa.  

Particularmente, não ligo muito se o Google está lendo o que eu estou escrevendo, bem como observando meu histórico na internet para me oferecer anúncios personalizados e coisas do tipo. Não é algo que eu goste, mas também não me incomoda tanto quanto a muitas pessoas. Mesmo não me importando muito com esse tipo de coisa, para o meu caso, também não acho correta a forma com que essas grandes empresas invadem a privacidade dos usuários. Consigo entender perfeitamente a razão pela qual tais pessoas, com toda a razão, criticam e não fazem uso dos serviços dessas empresas.  

O que você acha sobre as novas funcionalidades que estão sendo implementadas na GSuite? E o que você pensa sobre a forma com que, tanto a Google, quanto outras grandes empresas da área de T.I. vem mantendo seus serviços?  

Lembre-se sempre de ser educado e respeitoso, por mais diferentes que as opiniões possam ser. 😃  

Fique ligado no blog Diolinux para ficar sabendo quando todas essas novas funcionalidades forem abertas ao público, e se realmente estão funcionando conforme o prometido. 😁  

Você gosta de Linux e tecnologia? Tem alguma dúvida ou problema que não consegue resolver? Venha fazer parte da nossa comunidade no Diolinux Plus!   

Isso é tudo pessoal! 😉


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!