Como instalar o Boot Repair no Ubuntu e no Linux Mint

Como instalar o Boot Repair no Ubuntu e no Linux Mint

O Boot Repair é uma ferramenta de diagnóstico muito boa para te ajudar a consertar a inicialização do seu Ubuntu e também do Linux Mint, veja como instalar.

O motivo do post.   Estava eu testando o Linux Mint 18 na versão Cinnamon esta semana em meu Notebook, e resolvi fazer dual boot com o Ubuntu 16.04 LTS que eu utilizo normalmente, porém, esqueci de mudar na BIOS do padrão do secure boot.

Como não estava com muito tempo para fazer a formatação, fiz da mesma forma, o problema disso é que na hora da finalização da instalação onde o sistema costuma instalar o GRUB o instalador corrompe (é normal neste caso, pois só pode haver um sistema usando o UEFI neste computador que eu uso), o único trabalho extra que seria necessário fazer é depois de iniciar o computador, entrar pelo Ubuntu e atualizar o GRUB por ele para que o Linux Mint apareça, e foi isso que eu fiz.  

Ao iniciar o Linux Mint, o sistema em si funciona normalmente, mas a animação de boot ficou meio “zoada”, foi então que pensei  em utilizar o Boot Repair para fazer este ajuste, visto que este problema estava acontecendo pela falta da configuração final na inicialização proveniente da instalação, como eu comentei, o instalador tinha se corrompido na parte final, ainda que o sistema tenha se instalado com sucesso.   Eu já conhecia o Boot Repair há muito tempo e já usei diversas vezes, mas me toquei que nunca tinha escrito sobre ele aqui no blog, então aqui está, quem sabe ele possa te ajudar em alguma coisa um dia.  

Boot Repair

Como o nome sugere, é uma aplicação de serve para você corrigir problemas de inicialização no no sistema, inclusive você consegue recuperar até mesmo o NTLDR do Windows, é muito chique o negócio! rsrs  

Boot Repair Ubuntu e Mint

Ele tem várias opções para diagnosticar os problemas de inicialização e quando ele mesmo não consegue resolver ele vai te mostrar comandos no terminal para você rodar e fazer os ajustes necessários, é muito simples de usar.  

Boot Repair Ubuntu e Mint

É uma aplicação boa para reparar um GRUB corrompido também, mas se você está procurando algo para customizar/configurar o GRUB, existem opções melhores, como o GRUB Customizer, que vale a pena conhecer também.   Você pode usar o Boot Repair pelo próprio sistema instalado no PC, se ele inicializar, é claro, ou utilizar ele por uma distro live através de um pen drive, funciona da mesma forma. Para instalar você pode usar um PPA:

sudo add-apt-repository ppa:yannubuntu/boot-repair
sudo apt-get update
sudo apt-get install -y boot-repair

Depois de instalado, o Boot Repair fica disponível no menu do seu sistema para fácil acesso, inclusive há uma página na comunidade oficial do Ubuntusobre ele, se quiser dar uma olhada é clicar aqui.  

Até a próxima e bons reparos! 🙂


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Como resolver problema de atualização no Ubuntu
Continue lendo

Como resolver problema de atualização no Ubuntu

Este é um erro meio chato que pode acontecer no Ubuntu quando uma atualização é cancelada de maneira abrupta, ou quando você estava usando a Central de Programas para instalar um Software e tenta fazer uma outra instalação pelo terminal, normalmente o erro traz as seguintes mensagens
Lançado Beta 2 do Ubuntu 18.04 (Bionic Beaver), baixe agora!
Continue lendo

Lançado Beta 2 do Ubuntu 18.04 (Bionic Beaver), baixe agora!

No dia de hoje (06/04) a Canonical lançou de forma oficial, a versão final do seu segundo Beta do novo Ubuntu 18.04 LTS que vinha ao longo dos últimos meses tendo um polimento em sua interface (o GNOME Shell) e a correção de bugs reportados pelos usuários, também foi liberado esse segundo Beta para os flavours (sabores) do Ubuntu, como KDE, MATE, XFCE, etc.