Suposto App da Anatel é usado para Golpe, cuidado.

Design sem nome 49

 Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou nesta terça-feira (21) que mensagens falsas usando o nome do órgão estão circulando na internet. De acordo com a Anatel, o golpe se aproveita da implementação do nono dígito nos telefones celulares com DDD 11 para  tentar roubar dados de usuários. 

O e-mail falso leva o logotipo da Agência e das quatro maiores operadoras de celular do país (TIM, Vivo, Oi e Claro). A mensagem fala sobre a disponibilização de um suposto aplicativo oficial que adiciona automaticamente o dígito nove à frente dos números de telefone que estão na lista de contatos do usuário. A mensagem do e-mail é a seguinte:

“Caro Consumidor.

A Anatel (Agência nacional de telecomunicações) informa a disponibilidade para download do aplicativo para atualizar a sua lista de contatos que tiveram adicionados +1 dígito, veja abaixo as operadoras que estão disponíveis.

Para atualizar a sua agenda de contatos do seu celular basta baixar o aplicativo e efetuar o cadastro no seu computador.”

O maior risco do e-mail está no anexo com o suposto aplicativo. De acordo com a Anatel, o arquivo em anexo não deve ser baixado em hipótese alguma. Ele pode causar danos ao computador e ser usado para roubo de informações confidenciais (como senhas de e-mail e contas de internet banking).

O que fazer ao receber um e-mail que diz ser da Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações afirma que não envia e-mails não solicitados ao usuário. Sendo assim, todas as mensagens enviadas em nome da Anatel devem ser apagadas imediatamente da caixa de mensagens.


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Ransomware infectou 153 servidores Linux na Coreia do Sul
Continue lendo

Ransomware infectou 153 servidores Linux na Coreia do Sul

Neste ano os Ransomwares viraram moda, muita gente que nunca tinha sequer ouvido falar neste tipo de malware passou a tomá-los quase como corriqueiros. O WCry acabou ficando famoso em Maio deste ano ao afetar diversas empresas ao redor do mundo, afetando principalmente máquinas com Windows desatualizado, mas ele não é o único que existe e desta vez o Linux foi vítima também.
Microsoft pode estar te espionando pelo Skype!
Continue lendo

Microsoft pode estar te espionando pelo Skype!

No controle do Skype desde outubro de 2011, quando concretizou a compra do aplicativo por nada menos que US$ 8,5 bilhões, a Microsoft está sendo acusada de ter feito sutis mudanças nos termos de privacidade do serviço para permitir escutas de conversas feitas entre os seus usuários.