Windows 10 tem o suporte estendido por pontos ou nuvem em 2025
Notícias

Windows 10 tem o suporte estendido por pontos ou nuvem em 2025

A Microsoft está reinventando a forma como os usuários domésticos podem manter seus sistemas seguros após o fim do suporte ao Windows 10. Em outubro de 2025, quando as atualizações regulares cessarem, haverá três caminhos para continuar protegido – e dois deles não exigem pagamento em dinheiro.

Rewards e sincronização na nuvem

O programa Extended Security Updates (ESU), que normalmente custaria US$ 30 por ano e seria reservado apenas a empresas, ganhou alternativas criativas. Agora é possível garantir mais um ano de atualizações de segurança simplesmente resgatando 1.000 pontos do Microsoft Rewards ou ativando o Windows Backup para sincronizar dados na nuvem. Essas opções representam uma mudança na abordagem da Microsoft para o pós-suporte.

Para quem já acumulava pontos fazendo pesquisas no Bing ou comprando na Microsoft Store, essa pode ser a oportunidade de usar esses créditos para algo realmente útil. Já a sincronização na nuvem via OneDrive serve como incentivo para que os usuários adotem de vez o serviço de armazenamento da Microsoft, que vem sendo cada vez mais integrado ao ecossistema Windows.

Como funciona o novo modelo de acesso

O assistente de inscrição no ESU, que começará a ser distribuído em julho para participantes do programa Insider, guiará os usuários através das opções disponíveis. Aqueles que optarem pelos pontos do Microsoft Rewards precisarão ter acumulado créditos suficientes – cerca de 1.000 pontos, equivalentes a um mês de uso ativo do programa, com pesquisas frequentes no Bing.

A alternativa de sincronização na nuvem exige que os usuários configurem o Windows Backup para salvar não apenas arquivos, mas também configurações do sistema e preferências de aplicativos. Essa abordagem serve a dois propósitos: garantir que os dados dos usuários estejam seguros e promover a adoção dos serviços em nuvem da Microsoft.

Essa estratégia revela como a Microsoft está repensando seu relacionamento com os usuários finais. Ao vincular atualizações de segurança a programas de fidelidade e serviços em nuvem, a empresa cria incentivos para que os clientes se mantenham engajados com seu ecossistema, mesmo após o fim do ciclo de vida oficial do sistema operacional.

Para os usuários, significa mais opções. Aqueles que já utilizam ativamente os serviços Microsoft podem continuar protegidos sem custo adicional, enquanto a empresa reforça a adoção de seus outros produtos. 

Mas a verdade é que isso apenas adia o inevitável: o suporte ao Windows 10 está terminando e milhões de computadores não poderão atualizar para o Windows 11. Você deve fazer alguma coisa, e por isso, pensamos num plano de contingência completo para você.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!