Bluetooth 6.1 chega com mais privacidade e economia de bateria
Notícias

Bluetooth 6.1 chega com mais privacidade e economia de bateria

O Bluetooth SIG (Special Interest Group) acaba de anunciar a versão 6.1 da especificação do Bluetooth, trazendo melhorias significativas em privacidade e eficiência energética. Mas antes que você comece a procurar por fones de ouvido ou smartwatches com essa novidade, saiba que no mundo da tecnologia, os padrões sempre correm na frente do hardware.

RPAs aleatórios e mais eficiência

Um dos grandes destaques do Bluetooth 6.1 é a aleatorização do tempo de atualização dos Resolvable Private Addresses (RPAs). Esses endereços privados são usados no lugar do endereço MAC fixo do dispositivo, ajudando a proteger a identidade do usuário.

Atualmente, os RPAs são atualizados a cada 15 minutos, o que, embora ajude na privacidade, ainda cria um padrão previsível. Com o Bluetooth 6.1, esse intervalo passa a ser aleatório, variando entre 8 e 15 minutos (ou até entre 1 segundo e 1 hora, se configurado manualmente). Isso significa que fica muito mais difícil para terceiros rastrear um dispositivo Bluetooth por longos períodos.

Ou seja: se antes alguém mal-intencionado podia prever quando seu fone de ouvido iria mudar de endereço, agora é como tentar adivinhar números aleatórios.

Além da privacidade, o Bluetooth 6.1 também promete melhorar a eficiência energética. A grande sacada aqui é que o chip Bluetooth (Controller) agora pode lidar com as atualizações de RPA sem precisar acordar o dispositivo principal (Host).

Isso significa menos consumo de CPU e memória, o que pode fazer uma diferença significativa em dispositivos pequenos, como fones de ouvido sem fio, smartbands e smartwatches ou sensores IoT

Para quem já sofre com a bateria de um fone que mal dura um dia, essa pode ser uma ótima notícia – quando, é claro, os fabricantes decidirem implementar o novo padrão.

A propósito, não espere ver o Bluetooth 6.1 no mercado tão cedo. O padrão acaba de ser lançado, e os primeiros chips compatíveis só devem aparecer em 2026. Além disso, mesmo quando chegarem, pode levar mais um tempo até que todos os recursos sejam totalmente suportados.

Fique por dentro das principais novidades da semana sobre tecnologia e Linux: assine nossa newsletter!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!