Microsoft Authenticator não oferecerá mais o preenchimento automático
Notícias

Microsoft Authenticator não oferecerá mais o preenchimento automático

A Microsoft decidiu dar um adeus obrigatório ao recurso de armazenamento e preenchimento automático de senhas do aplicativo Authenticator. A partir de julho de 2025, a funcionalidade será desativada gradualmente, com a remoção completa marcada para agosto. E sim, isso significa que, se você não agir, certos dados poderão desaparecer no limbo digital.

Por que a Microsoft está fazendo isso?

A justificativa da empresa é simples: simplificar a gestão de credenciais. Em vez de ter múltiplas plataformas lidando com o autofill, a Microsoft quer centralizar tudo no Edge. Afinal, por que ter um app separado quando o navegador pode fazer o mesmo trabalho — e, de quebra, tentar te conquistar?

O Authenticator continuará existindo, mas com um propósito mais focado: autenticação de múltiplos fatores (MFA), incluindo senhas temporárias (TOTP), notificações por push e confirmações biométricas. Ou seja, ele ainda será útil para proteger suas contas, mas não vai mais lembrar suas senhas por você.

Ao menos os Passkeys (chaves de acesso) continuarão funcionando no Authenticator. Se você usa esse método para entrar em suas contas Microsoft, o app ainda será necessário como provedor.

A Microsoft não está dando um prazo curto, mas também não está brincando. O processo de desativação será feito em etapas:

  • Junho 2025: Não será mais possível salvar novas senhas no Authenticator.
  • Julho 2025: O autofill para de funcionar, e os dados de pagamento armazenados serão apagados.
  • Agosto 2025: Todas as senhas salvas (e até aquelas geradas, mas não guardadas) serão inacessíveis.

Para não perder seus dados, é melhor começar a migração.

Se você quer continuar usando o preenchimento automático, a Microsoft tem uma solução surpreendente: instalar o Edge no seu celular. Sim, aquele navegador que você possivelmente ignora no PC agora quer ser seu melhor amigo no smartphone também.

Segundo a empresa, suas senhas (mas não o histórico de senhas geradas) e endereços serão sincronizados com sua conta Microsoft, permitindo um autofill suave — desde que você esteja logado no Edge. 

Se você não é fã do Edge, ainda há uma saída: exportar suas senhas para outro gerenciador.

Como exportar suas senhas do Authenticator

Para quem prefere pular fora do barco da Microsoft (ou só quer um backup), o processo de exportação é direto:

  1. Abra o Authenticator, vá em Menu > Configurações > Autofill > Exportar Senhas.
  2. Escolha um local para salvar o arquivo e toque em Salvar.

Infelizmente, os dados de pagamento não podem ser exportados — você vai ter que digitá-los de novo manualmente. Sim, é chato, mas a Microsoft alega que é por segurança.

Só não deixe para a última hora — senão, você pode acabar como aquela pessoa que esqueceu a senha do e-mail e nunca mais conseguiu recuperá-lo.

Fique por dentro das principais notícias da semana sobre tecnologia e Linux: assine nossa newsletter!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!