A Canonical anunciou que o Ubuntu 24.04.2 LTS está para chegar trazendo melhorias, especialmente em termos de suporte a hardware. Esta atualização faz parte do ciclo de lançamento para os usuários que optam pelas versões de suporte de longo prazo (LTS), garantindo atualizações contínuas e estáveis ao longo de, pelo menos, cinco anos. Confira as principais novidades e veja como se manter atualizado!
Ubuntu 24.04.2 LTS trará componentes do Ubuntu 24.10
Como é típico das atualizações pontuais, o Ubuntu 24.04.2 LTS, programado para ser lançado no dia 13 de fevereiro, não introduz novos recursos principais, mas se destaca por incluir um novo kernel Linux, agora na versão 6.11, e drivers gráficos atualizados, como o Mesa 24.2. Essas melhorias vieram da versão de curto prazo anterior, Ubuntu 24.10, pareando as duas versões do sistema nestes quesitos. Até então, quem está com o Ubuntu 24.04 instalado, ainda conta kernel na versão 6.8.

Entre os demais destaques está o suporte ao Raspberry Pi 500, que agora pode ser utilizado com a imagem de instalação do Ubuntu destinada ao Raspberry Pi. Além disso, uma nova imagem ISO será disponibilizada, consolidando todas as atualizações, correções de segurança e melhorias desde o último lançamento pontual. Isso é especialmente útil para novos usuários, que poderão instalar o sistema sem a necessidade de baixar grandes volumes de atualizações adicionais.
Como obter a atualização?
Se você já utiliza o Ubuntu 24.04 LTS, não precisa se preocupar em fazer algo especial para obter a versão 24.04.2. A atualização será entregue automaticamente via o gerenciador de atualizações. Possivelmente, o kernel Linux 6.11 e outros pacotes atualizados estarão disponíveis em atualizações antes mesmo do lançamento oficial.
Para novos usuários ou aqueles que desejam instalar o sistema do zero, a nova ISO estará disponível no site oficial do Ubuntu no dia 13 de fevereiro, substituindo a antiga.
O que esperar para o futuro?
A próxima atualização pontual, o Ubuntu 24.04.3 LTS, está prevista para agosto de 2025. Ela incluirá o kernel Linux 6.14 e a stack gráfica do futuro Ubuntu 25.04 ‘Plucky Puffin’.
Fique por dentro das principais notícias da semana sobre Linux e tecnologia sem depender de algoritmos: assine nossa newsletter!