O NVK, driver de código aberto Vulkan para GPUs da NVIDIA, alcançou mais um marco significativo: agora ele é compatível com o recém-lançado Vulkan 1.4. Essa conquista coloca o NVK no grupo de implementações conformantes da nova especificação do Vulkan, fortalecendo sua posição como um dos principais drivers de código aberto no ecossistema Linux.
A seguir, explicaremos brevemente o que é o NVK e exploraremos as novidades trazidas por esta atualização tão aguardada.
O que é o NVK?
O NVK é um projeto de driver Vulkan de código aberto desenvolvido por Jason Ekstrand e sua equipe na Collabora, com o objetivo de oferecer uma alternativa robusta ao driver proprietário da NVIDIA. Ele é baseado no código do Nouveau e nos módulos de código aberto liberados pela própria NVIDIA, mas vai além de simples adaptações, com um código inteiramente reescrito para oferecer desempenho e compatibilidade superiores.
Desde o seu início, o NVK foi projetado para:
- Ser integrado à biblioteca Mesa;
- Competir diretamente com o driver proprietário da NVIDIA;
- Suportar apenas GPUs modernas da NVIDIA (arquiteturas Turing e mais recentes) inicialmente, com planos de expansão para GPUs mais antigas no futuro.
O NVK busca ser para a NVIDIA o que o RADV é para a AMD: um driver de alto desempenho, estável e com suporte abrangente às funcionalidades do Vulkan.
Suporte ao Vulkan 1.4
O Vulkan 1.4 é a mais nova versão da API gráfica de baixo nível desenvolvida pela Khronos Group, projetada para oferecer maior controle sobre hardware gráfico e mais eficiência no uso de recursos. A conformidade do NVK com essa especificação é um marco importante que demonstra a maturidade e a relevância do driver.
Nos últimos 12 meses, a equipe de desenvolvimento do NVK trabalhou intensamente para implementar quase 100 extensões e recursos adicionais, incluindo:
- Suporte completo para emulação D3D11 via DXVK;
- Compatibilidade com OpenGL 4.6 por meio do Zink;
- Funcionalidades necessárias para emulação D3D12 com VKD3D-Proton.
Essas implementações colocam o NVK na vanguarda do suporte ao Vulkan, garantindo compatibilidade com uma ampla gama de jogos e aplicações modernas no Linux sem a necessidade de instalar o driver proprietário da NVIDIA.
O futuro do NVK
Até agora, o foco do desenvolvimento foi implementar as funcionalidades acumuladas nos últimos 8 anos do Vulkan. Com o suporte ao Vulkan 1.4 completo, a atenção da equipe agora se voltará para melhorar o desempenho do driver, suportar as tecnologias mais recentes, como ray tracing e expandir o suporte a hardware mais novo, como a série 4000 da NVIDIA.
Com a inclusão da nova edição do NVK no Mesa 25.0, previsto para lançamento no início de 2025, os usuários poderão acessar o suporte ao Vulkan 1.4 diretamente em distribuições Linux que utilizem a biblioteca (ou seja, a maioria das distros populares). Isso posicionará o Mesa como pioneiro na adoção de novas especificações do Vulkan para NVIDIA, ao lado de drivers como ANV (Intel), RADV (AMD), e outros.
Essa atualização não apenas aproxima o NVK de competir com o driver proprietário da NVIDIA, mas também demonstra o potencial do open source em oferecer soluções de alta qualidade para o mercado de GPUs. Com essa nova conquista, o futuro do NVK e do suporte ao Vulkan no Linux via driver open source nunca pareceu tão promissor.
Paralelamente, a NVIDIA trabalha para seu driver proprietário oferecer melhor suporte a novas tecnologias do Linux, como o Wayland, de modo que cada vez mais o lado verde da força se equipara à AMD em termos de suporte.
Fique por dentro das principais novidades da semana do mundo do Linux e da tecnologia, assine nossa newsletter!