A mais nova edição do aplicativo de código aberto gratuito de administração avançada de fotografias, digiKam 8.3, já está disponível, introduzindo diversas novas ferramentas, que incluem inteligência artificial e automatização na hora de organizar seus arquivos.
Quem trabalha com fotografia costuma ter milhares de arquivos de imagem, cada pessoa tem sua própria forma de organizar tudo, mas a verdade é que é bem difícil encontrar as fotos que você quer na hora que você precisa. Por exemplo, imagine que você salva suas fotos em pastas separadas conforme o projeto em que estava trabalhado. Agora, você precisa de uma bela imagem de praia, precisará se lembrar em quais projetos há fotografias desse tipo e procurar de pasta em pasta.
Uma das novidades mais bacanas do digiKam 8.3 ataca justamente esse tipo de problema, ele utiliza sistemas de Deep Learning e redes neurais para ler cada uma das suas imagens e cria marcadores, categorizando-as conforme os elementos como animais, plantas, veículos, praias, cidades, montanhas, entre outros.
O novo lançamento ainda tem:
- Uma ferramenta que aplica metadados de imagens e arquivos JSON às suas fotografias digitais;
- Uma nova pagina de configurações para customizar parâmetros de geolocalização;
- A pré-visualização de vídeos e apresentações de slides foi refeita para utilizarem o Qt6::Multimedia e o Qt5::QtAVPlayer, que são baseados e compatíveis com FFmpeg 5 e versões mais recentes;
- Suporte para imagens XFC criadas com o GIMP 2.10.36;
- Suporte para a API de reconhecimento de imagens da Imagga;
- Suporte à implementação de sistemas de inteligência artificial de visão computacional.
A versão 8.3 do digiKam remove códigos não mantidos do framework QtAV e atualiza os binários da versão AppImage para utilizar Qt 5.15.12 LTS e KDE Frameworks 5.115, assim como a biblioteca LibRaw para a versão 2024-02-02, utilizada para ler arquivos raw de câmeras digitais. Ele ainda consegue importar imagens da câmera e converter para XPEG-XL, WEBP e AVIF sem perda relevante de qualidade, além de oferecer compatibilidade com tradutores de texto online.

Diversos bugs foram corrigidos, aprimorando funcionalidades, como a deleção de arquivos, adição e mudança de nomes em marcações de rostos em imagens, compartilhamento de mapas vindos de outros aplicativos e o ajuste de foco em imagens.
Cada distribuição distribuirá o digiKam 8.3 conforme o calendário de atualização de seus repositórios, mas se quiser utilizá-lo agora, pode baixar no formato AppImage.