No Diolinux News dessa semana, temos um novo sistema operacional da Xiaomi, novidades no VLC usando inteligência artificial, mudanças significativas no Tor Browser 13, no Google Chrome e ainda mais novidades do Cosmic.
5 Mudanças na barra de endereços do Chrome
O Google anunciou 5 melhorias na barra de endereços que facilitarão a sua vida:
- A função de autocompletar ficou mais inteligente. Anteriormente, o Chrome só autocompletava uma URL se você digitasse o início dela corretamente. Agora, ele considera a URL toda;
- O navegador ficou mais inteligente para entender erros de digitação. Se você pesquisar por “youtube” mas colocar um U a mais, por exemplo, ele vai entender do mesmo jeito, e sugerirá o site correto;
- Podemos pesquisar por favoritos que estão em pastas. Se você tem muitos favoritos salvos no seu navegador, pode economizar um bom tempo até achar o link certo;
- O Chrome agora sugere sites populares. Se pesquisar por “Google”, por exemplo, ele pode sugerir o Google Earth, mesmo que você nunca tenha visitado antes;
- A busca está mais responsiva, com isso podemos visualizar os resultados logo que começamos a digitar.
Ainda não foi divulgada a data para o lançamento de cada uma dessas novidades, mas deve acontecer logo.
Novo sistema operacional da Xiaomi e o fim da MIUI
Os smartphones da Xiaomi sempre vieram com uma interface customizada do Android, chamada MIUI. Mas parece que isso está chegando ao fim. O CEO Lei Jun, disse que a partir do Xiaomi 14, os smartphones da empresa virão com o HyperOS.
Esse é um novo sistema operacional criado pela Xiaomi, mas segue utilizando o Android como base. O objetivo é trazer uma maior integração entre todos os dispositivos da empresa, desde celulares, dispositivos de casa inteligente, e até mesmo um futuro carro elétrico da marca.
Ainda desconhecemos detalhes do novo sistema, mas não deve demorar para descobrir, já que a revelação do Xiaomi 14 está próxima.
VLC artificialmente inteligente
O VLC é um dos players de mídia mais populares do mercado, principalmente por rodar praticamente qualquer formato de vídeo existente, sem dificuldade. Recentemente ele chegou na versão 3.0.19, trazendo algumas novidades, mas infelizmente a mais impressionante é exclusiva do Windows, ao menos por enquanto.
No Windows, agora podemos aumentar a resolução de vídeos, caso tenha uma placa da Intel ou NVIDIA compatível. Essa ferramenta usa inteligência artificial para melhorar a qualidade da imagem, sendo melhor aproveitada em vídeos com baixa resolução, em vez de aumentar mais ainda um vídeo de alta resolução.
Uma novidade que todo mundo pode aproveitar é o suporte para decodificação via software para conteúdo em AV1 HDR.
Essa nova versão já está disponível para todo mundo. No Linux, você pode baixar essa versão na Snap Store e no Flathub.
Tor Browser 13
O Tor é um navegador para quem precisa realizar uma navegação 100% privada. Ele recentemente chegou na versão 13, baseada no Firefox ESR 115, com todas as vantagens dessa versão, como melhorias de acessibilidade.
Uma das novidades é um novo ícone da aplicação, com um tom mais moderno.

Segundo a equipe do Tor, uma das motivações de trabalhar num ícone novo, é que uma ferramenta focada em produtividade não deve ser apenas utilitária, mas também pode trazer alegria.
A página inicial do navegador também foi refeita, e agora podemos pesquisar utilizando o DuckDuckGo de maneira mais segura. A nova versão já está disponível, podendo ser baixada diretamente do site da aplicação.
Novidades no Cosmic
Não passou nem um mês desde a última leva de novidades do Cosmic, já temos mais!
Neste mês, mostraram a nova tela de bloqueio e login do sistema. Nela você consegue ver a data e hora, além de ter acesso à condição de bateria e Wi-Fi, do idioma do teclado, e a possibilidade de mudar de usuário. Pela tela de login, também podemos reiniciar ou desligar o computador.
Assim como as telas de login de outras interfaces, conseguimos mudar a sessão, como do Cosmic para o KDE, por exemplo.

As configurações de aparência também estão sendo implementadas, no painel, dará para mudar as cores para o modo claro ou escuro. Com isso, conseguimos deixar o sistema do jeito que quiser.
Parece que o Cosmic está querendo competir com o KDE Plasma na quantidade de customização!
Krita nas lojas de aplicativo
O Krita é um software de desenho com código aberto, desenvolvido pela comunidade KDE. Ele está disponível para download gratuitamente no site da aplicação, mas para quem quer contribuir com o desenvolvimento da aplicação, também pode comprar pela loja dos principais sistemas operacionais. Ele está disponível no Steam, na loja do Windows, na Epic Store e no Google Play.
No início desse ano, por conta da inflação, o valor do Krita nas lojas subiu para 15 dólares. Com este valor, os interessados estavam com dificuldade de comprar, então reduziram para 10 dólares.
Após muita dificuldade, o Krita finalmente está disponível na Mac App Store também! Por lá, o valor é maior do que nas outras lojas: 15 dólares. Manter um software na loja da Apple requer um pagamento de 100 dólares anuais.
Fim da conta Firefox
Se você utiliza o Firefox, já deve ter se esbarrado com a conta Firefox. Ela é uma maneira de sincronizar suas informações entre todos os seus dispositivos que utilizam o navegador.
Mas essa conta vai muito além de apenas o Firefox, servindo para todos os aplicativos da Mozilla. Por conta disso, o serviço está sendo renomeado para “Conta Mozilla”. A novidade não deve impactar no funcionamento de nenhuma aplicação.
Fim do plano básico da Netflix
A Netflix acabará com o plano básico no Brasil. Até pouco tempo, caso quisesse acessar a Netflix sem gastar muito, você tinha duas opções: o plano básico com anúncios, custando R$ 18,90 por mês, ou o básico, sem anúncios, por 25,90 por mês.
Enquanto a versão com anúncios segue normalmente, caso você não queira ver propagandas, o plano mais barato passa a ser o padrão, que custa R$ 39,90, sem suporte a 4K.
Jogo em promoção da semana
O Tomb Raider 1, 2 e 3 vão ganhar uma versão remasterizada! Que tal aproveitar e já ir jogando alguns outros jogos da série para ir entrando no clima?
No Steam tem diversos jogos da série em promoção, vários com descontos entre 80 e 90%, com alguns custando menos de 5 reais!
Vários dos jogos contam com versão nativa para Linux, ou ao menos funcionam pelo Proton, a camada de compatibilidade da Valve.
Receba mais notícias do que acontece no mundo da tecnologia e do open source inscrevendo-se na nossa newsletter!