Em 2019, Mautic, a empresa responsável pelo software de automação de marketing com código aberto homônimo, foi adquirida pela Acquia, empresa desenvolvedora de soluções com código aberto, com foco em empresas. Quatro anos depois, as duas marcas decidiram voltar a ser independentes, implicando em mudanças na forma como a Mautic funcionará.
O que faz o programa Mautic?
Mautic é um software que automatiza o marketing de empresas conforme a configuração que for feita nele. Ele precisa ser hospedado em seu próprio servidor gratuitamente e pode ser integrado, por exemplo, a um site de e-commerce, para enviar e-mails com cupom de desconto para quem adicionou itens ao carrinho de compras, mas não finalizou o processo, ou para realizar um disparo de e-mails de marketing personalizado aos seus clientes, inclusive, com ele, dá para disparar newsletters, como a do Diolinux.
Ele está disponível em 35 línguas e possui uma documentação completa, além de uma grande comunidade para ajudar novos usuários. Lançado em 2015, mais de 200 mil organizações utilizam o Mautic ao redor do mundo, o programa conta com mais de mil contribuidores que ajudam a aprimorar o seu código-fonte.
Entenda a mudança que está ocorrendo na Mautic
No último dia 18, foi anunciado no blog da Mautic, que a Acquia concordou em doar a marca Mautic para a Mautic Community, que será mantida sob contrato legal por um terceiro imparcial, o Open Source Collective, que atualmente é o responsável fiscal pela Mautic Community. A Acquia ainda poderá continuar utilizando a marca da mesma forma e continuará provendo fundos regularmente, uma vez que ainda usará o programa em seus produtos e serviços, dessa forma, continuará sendo uma parceira da Mautic Community.
Está sendo discutida a possibilidade de fundar uma organização sem fins lucrativos para a Mautic, mas ainda não há certeza sobre a necessidade disso e se realmente for levado a cabo, precisam estudar onde essa organização será localizada. Ruth Cheesley, líder do projeto, deixou de ser funcionária da Acquia no dia 14 de abril e agora trabalha para a Mautic, empregada pelo Open Source Collective até a mudança de estrutura e governança ser finalizada. Veja os passos que a Mautic definiu para concretizar seu novo modelo de negócios:
- Compartilhar a novidade com a comunidade – este é o passo onde se encontram;
- Estudar e revisar propostas para a nova estrutura e modelo de governança;
- Finalizar a proposta de governança e compartilhar com a comunidade;
- Implementar o novo modelo de estrutura e governança.
O que levou a Mautic a tomar esta decisão?
Ter o apoio da Acquia ao longo desses quatro anos, ajudou o projeto a alcançar estabilidade em sua governança e na organização da equipe. Nesse meio tempo, o código-fonte evoluiu muito junto ao expertise da Acquia, tudo isso contribuiu com um grande crescimento da comunidade, ao ponto de perceberem que para o projeto se manter evoluindo, o melhor seria o Mautic não continuar sendo controlado por uma única empresa, mas se manter como um projeto independente.
Você poderá saber de mais detalhes sobre a mudança de direção do Mautic através do webinar que acontecerá no dia 25 de abril às 10 horas da manhã no horário de Brasília. O evento será em português e gratuito, caso prefira, haverão eventos em outras datas, em outros idiomas. Saiba mais no final do post onde anunciaram a novidade.
Quer ficar por dentro das últimas novidades do mundo da tecnologia e dos programas de código aberto? Acompanhe a sessão de notícias do nosso fórum!