O Kernel 5.17 foi anunciado trazendo uma lista grande de hardwares compatíveis. O lançamento da versão rc6 ocorreu em uma semana bem conturbada, como escreveu Linus Torvalds na postagem oficial do lançamento.
E nesta semana a versão rc7 foi já foi atualizada trazendo várias pequenas correções já com a espera da rc8 para a próxima semana, com isso mostrando que a versão final do Kernel 5.17 está chegando.

Linus também fez um comentário a respeito dos prazos de entrega a respeito das correções necessárias para o lançamento do Kernel 5.17:
Ele comentou: “Embora as coisas pareçam razoavelmente normais, estamos ficando muito atrasados no lançamento e ainda temos várias regressões conhecidas. Elas não parecem tão grandes e assustadoras, mas algumas delas foram relatadas logo após o rc1 lançamento, então eles estão ficando um pouco demorados. Eu odiaria ter que atrasar o 5.17 só por causa deles, e estou começando a ficar um pouco preocupado aqui. Acho que todos os mantenedores afetados sabem quem são.”
Novidades do Kernel 5.17
Entre tantos hardwares compatíveis que essa nova versão traz destaca-se driver AMD P-State, que está sendo revisado nos últimos meses em cooperação com a Valve para o Steam Deck.
Foi iniciada a atualização do Intel Raptor Lake, drivers gráficos para a Intel Alder Lake P, estes últimos promovidos para estável. Também começaram os preparativos para a nova geração de processadores AMD, criado o suporte inicial para o recém-lançado Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1 e muitas melhorias no suporte para dispositivos mobile.

Muitos recursos e placas-mãe suportados
Com o lançamento do Kernel Linux 5.17 estando programado para o final de março, o 5.17-rc7 vem como um candidato a lançamento com a variação de código normal, mas Linus expressa alguma cautela sobre alguns problemas persistentes que podem atrasar a entrega.
Mesmo com isso, a nova versão tem muitos recursos e placas-mãe suportadas, e listamos elas aqui para vocês:
- Tempos de inicialização mais rápidos para APUs AMD Fusion com chipsets Hudson D4;
- Suporte para hot plug de memória CXL;
- Suporte de monitoramento de sensor para mais placas-mãe ASUS;
- Um novo driver NZXT para controles de iluminação, ventiladores com hardware NZXT Smart Device v2 e NZXT Fan Controller;
- Suporte AMD Smart Trace Buffer.
Melhorias em drivers de placa vídeo
O que muitos esperam é que as placas vídeo da AMD sejam melhor suportadas no Linux.
E a impressão que temos é que esta versão do Kernel 5.17 está mais perto de trazer esse suporte a nossas queridas Radeon.
Foram realizadas mudanças significativas em relação aos driver das placas de vídeo Intel e a AMD, chips M1 da Apple e aos novos processadores Alder Lake S.
Por consequência destas melhorias, diversos recursos de laptops e tablets receberão atualização, entre elas:
- Suporte a Sound Open Firmware para o coprocessador de áudio da AMD Renoir;
- Recursos relacionados a ventoinha dos novos laptops ASUS ROG;
- Correção de falha AMD s2idle para alguns laptops AMD Ryzen;
- Vários tablets e conversíveis receberam suporte para caneta/stylus;
- Suporte para caneta da Iniciativa Universal Stylus (USI);
- Tablets com processador NVIDIA Tegra mais antigos agora são compatíveis;
E para você, qual a sua expectativa em relação ao lançamento do Kernel 5.17?
Compartilhe conosco se assim que for lançada a nova versão você irá atualizar para desfrutar de alguma destas melhorias.
Obrigado pela leitura. Até a próxima.