Você sabia que também é possível instalar o PuTTy no Linux?
Se você trabalha na área de tecnologia e tem a necessidade de fazer acesso remoto em recursos da sua rede para administrá-los, com certeza precisou buscar por um bom cliente de Telnet e SSH. O Putty é uma destas opções.
Conheça mais sobre essa ferramenta e como fazer a instalação dele em seu sistema operacional.
O que é o PuTTy?
O PuTTy é uma solução grátis e de código livre de emulação de terminal e acesso remoto, criado por Simon Tatham, originalmente para o sistema operacional Windows e teve seu primeiro lançamento em 8 de janeiro de 1999.
Podendo acessar recursos de rede como servidores, roteadores, switchs entre outros de forma segura e criptografada. Ele também suporta conexões diretas em telnet, rlogin e via porta serial (cabeamento físico).

Como instalar o PuTTY no Linux
Como também trabalho na área de infraestrutura desde 2001 sempre utilizei o PuTTy em serviços e fiquei muito feliz quando percebi ser possível instalar PuTTy no Linux quando comecei a utilizar esse sistema operacional a partir de 2006.
Atualmente ele pode ser usado em diversos sistemas operacionais com base Unix, várias distribuições o tem em seu repositório sendo possível facilmente instalar o PuTTy no Linux.
Para o MacOS é possível instalar versões em desenvolvimento e curiosamente, existiram “ports” não oficias para o finado Symbian, usado nos antigos celulares Nokia e Windows Mobile.
Instalando no Ubuntu e derivados
No Ubuntu 20.04 LTS é necessário adicionar o repositório universe para realizar a instalação. No terminal digite:
sudo add-apt-repository universe
sudo apt update
sudo apt install putty
No Pop!_OS 21.04 e 21.10 o PuTTy já se encontra nos repositórios, basta digitar no terminal:
sudo apt install putty
No Linux Mint o PuTTy pode ser instalado através da Gerenciador de Aplicativos, abra e pesquise pelo software:

No ZorinOS 16 o PuTTy também aparece na loja de aplicativos, bastando apenas pesquisar pela aplicação para poder instalar.
Instalando no Fedora
O PuTTY também se encontra nos repositórios do Fedora e distribuições baseadas no RedHat, podendo ser instalado com um simples comando:
sudo dnf install putty
Instalando no Manjaro
Na distribuição Linux baseada em Arch Linux, é possível realizar a instalação através do gerenciador de pacotes Pamac pesquisando pelo nome do programa:

Já conhecia o PuTTy? Se você vai trabalhar com acesso remoto a servidores e utilizar o terminal, considere realizar um dos cursos de terminal ou shell script do Diolinux Play.
Se você já conhecia e utiliza, por favor, compartilhe conosco o quanto essa ferramenta simples, porém poderosa já te ajudou nos atendimentos da vida de suporte.
Obrigado pela leitura. Até a próxima.