NotíciasResumo

Resumão da Semana #13 – Diolinux News

Essa semana foi bem calma no mundo da Tecnologia. Chegamos ao nosso décimo segundo “Resumão da Semana”, sempre trazendo os melhores assuntos do mundo da tecnologia, jogos, hardware, open source e Linux, com credibilidade e confiança que vocês sempre gostam.

Se por acaso, você perdeu a décima segunda edição, pode conferir aqui. Esse Resumão da Semana cobre o período do dia 03 de outubro até o dia 09 de outubro.

Como comentado anteriormente nos outros “Resumões”, pode ser que algumas das notícias aqui apresentadas você já tenha visto “em algum lugar”, talvez tenham aparecido em alguma live (YouTube ou Twitch) ou até mesmo em nosso fórum.

Bom, bora para as notícias da semana😀.

Mundo Linux, Distros e derivados

Essa semana foi até bem calma em relação às distros, mas tivemos anúncios interessantes feitos pelo pessoal do Debian, elementary OS e Ubuntu. Com a popularização do Linux no mundo dos games, o pessoal do Debian viu uma oportunidade de ouro e para dar uma forcinha para quem quer principalmente desenvolver ou ajudar quem faz os jogos no Linux. Essa ajuda vai ser possível através da  MiniDebConf Online #2 “Gaming Edition” , que acontece dentro da DebConf deste ano. Para a cobertura completa, você pode conferir aqui.

Já pelos lados do elementary OS, nesta semana eles soltaram algumas atualizações sobre como anda o projeto e algumas novidades que virão na versão 6 do sistema. A nossa cobertura você pode conferir neste link.

O Ubuntu vai dando mais alguns gostinhos de como será a próxima versão do sistema, o Ubuntu 20.10 Groovy Gorilla. E agora, revelaram qual será o wallpaper principal da distro: um Gorila bem estilizado com um óculos escuros e tudo mais. Ficou bacana.

6b8925bad5c3be53da46782025c1e3addf5381b5

Mundo projetos Open Source

No mundo dos projetos open source, tivemos o anúncio da nova versão do editor de imagens GIMP, que agora chega na sua versão 2.10.22. Trazendo muitas novidades, como o suporte para arquivos AVIF e PSP (Paint Shop Pro) melhorando, assim a importação e exportação desses arquivos. Para conferir todas as novidades, basta acessar essa postagem.

70f6928895b139e1d3b93428a79c92b668b909cb

Mundo dos Games

No mundo dos Games a semana bem mais calma em relação a semana passada.

Como de costume, tivemos mais uma rodada dos jogos “de graça” pela Epic Games, que estarão disponíveis por um tempo de modo “free”. Os jogos dessa semana são o ABZÛ e o Rising Storm 2: Vietnam, que estarão disponíveis até o dia 15 de outubro de 2020 até às 12:00 (vulgo meio dia). Vale mencionar, que os dois jogos estão presentes na Steam e que segundo o ProtonDB, rodam no Linux, que você pode conferir aqui e aqui respectivamente.

Falando em Steam, até o dia 13 de outubro às 14hrs (horário de Brasília), vai rolar “ A EDIÇÃO DE PRIMAVERA DO FESTIVAL DE JOGOS DO STEAM), onde teremos vários lançamentos de jogos, demonstrações e transmissões ao vivo dentro da plataforma. Se você estiver procurando por alguma promoção na Steam, de uma conferidinha neste link

Também tivemos anúncios relacionados ao Minecraft, que irá lançar um update grande para suas Cavernas & Penhascos. Dentre as novidades presentes no update, vamos ter cabras, cobre, estalagmites e estalactites dentro das cavernas por exemplo. A cobertura sobre esse update você confere aqui.

38b7fe1b3d7be34d5d13a56384190db0cf2a883c

Mundo do Hardware

Já virou uma certo rotina anunciarmos aqui, que as empresas vêm investindo fortemente no Linux em 2020. Já falamos da Dell, Lenovo e agora a HP vai entrar nessa “brincadeira”. A HP fechou parceria com a Canonical e vai oferecer os laptops, workstations e desktops com o Ubuntu 20.04 LTS. Para ver todos os detalhes deste anúncio, você pode conferir aqui.

9dc8ae4f90d786808c01c3226df699733ad3661e

Mundo da Tecnologia

Em tecnologia “geral” tivemos algumas notícias e novidades bem interessantes! E você aproveita  aquela “pincelada” de cada uma delas logo abaixo. Tenho certeza de que você vai gostar e muito 😉, que são:

  • O site de anime Funimation tem estreia confirmada no Brasil para dezembro de 2020, contando com animes como  Cowboy Bebop, Attack on Titan e My Hero Academia;
  • O programa da HP para Linux, o HPLIP, recebeu uma nova versão (3.20.9) quee traz compatibilidade com os sistemas do pinguim como Linux Mint 20, openSuse 15.2 e Debian 10.4;

Por último, tivemos o lançamento da nova versão do mensageiro Telegram, que dentre as novidades, terá a possibilidade de adicionar Admins Anônimos em Grupos, Comentários nos Canais para quem tem Grupo e muito mais, você confere tudo aqui

Com isso chegamos ao fim de mais um  “Resumão da Semana” aqui no Diolinux, com o que houve de melhor no Linux e na Tecnologia, sendo “abastecido com os maravilhosos”  posts do nosso fórum e blog. Espero que tenham gostado.

Nos vemos no próximo artigo, forte abraço! Confira nosso Feed RSS

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    NotíciasVídeo

    Propaganda no Windows 11, sem LoL no Linux, pinguim cresce e mais!

    Notícias

    Navegadores de internet tem brecha de dados pela GPU via WebGPU

    Notícias

    NixOS mais FreeBSD resulta em NixBSD