ONLYOFFICE 6.0 traz melhorias no aplicativo planilhas
Softwares

ONLYOFFICE 6.0 traz melhorias no aplicativo planilhas

Quando pensamos em suíte office, a primeira coisa que nos vem à cabeça é Microsoft Office, LibreOffice ou Google Docs. Vale dizer que além dessas opções, também temos o ONLYOFFICE como uma opção viável de suíte de escritório.

Ele é desenvolvido pela  Ascensio System SIA, uma empresa da Letônia e recentemente chegou em sua versão 6.0 trazendo algumas novidades para o usuário final, principalmente em suas soluções para planilhas.

Prepare um cafezinho e venha conhecer um pouco mais sobre esse software incrível e as funções disponiveis na versão 6.0.

O que é o ONLYOFFICE?

O ONLYOFFICE é uma suíte de escritório bastante poderosa para empresas e o usuário final. Embora originalmente ele era utilizado apenas para a equipe interna da empresa, uma tentativa de apresentá-la a um público maior foi bem sucedida, já que a aplicação recebeu inúmeros feedback positivos da comunidade.

A partir dessa expansão de uso no software, a equipe começou a trabalhar nele, expandindo ainda mais suas funcionalidades e elevando ainda mais o número de usuários dessa solução que atualmente é utilizado por mais de 7 milhões de pessoas no mundo todo.

O ONLYOFFICE foi a primeira suíte de escritório a oferecer soluções de edição de documentos em nuvem, o que permite que eles estejam sempre um passo à frente dos concorrentes, oferecendo um pacote office online completo e cheio de funções.

Ele também oferece a seus usuários uma compatibilidade alta com formatos de arquivos proprietários como os .docx da Microsoft e formatos abertos como os .odt do LibreOffice.

Por que usar o ONLYOFFICE?

Além de gratuito, o ONLYOFFICE é multiplataforma, funcionando em dispositivos Windows, MacOS, Linux, Android e iOS. Ele também possui integração com a nuvem, para que você não perca seus documentos de vista.

Caso você seja gerente de TI ou trabalhe em uma empresa, saiba que é possível criar um servidor de arquivos interno com o ONLYOFFICE integrado, o que torna o software uma ótima opção para uso comercial.

Veja abaixo um vídeo demonstrando o processo de criação de um servidor Next Cloud com ONLYOFFICE:

As novidades do ONLYOFFICE 6.0

Esse mês de outubro trouxe uma grande atualização, com muitos recursos e funcionalidades para o seu aplicativo de planilhas. Confira aqui algumas das principais mudanças.

Tabelas dinâmicas

Tabelas dinâmicas ajudam o usuário a analisar os dados e encontrar padrões, podendo resumi-los e reordena-los. Após criar esse tipo de tabela, basta adicionar e mover dados, além de poder adicionar filtros.

Essa função está disponível em uma aba específica na aplicação de mesmo nome, segundo a equipe, em versões futuras teremos gráficos dinâmicos.

Formatação condicional

A formatação condicional é uma ferramenta bastante utilizada para realizar uma análise rápida da tabela, sem que tenham muito trabalho para explorar alguns dados de forma mais visual. Além de detectar problemas na planilha e descobrir algumas tendências na mesma.

YzmAQt0ySp3c G6nZPKFiU2DD1 TodAZ

Na versão 6.0 do ONLYOFFICE, foi adicionado suporte para a coloração “gradiente” à todos os tipos de condições. Nas próximas versões, a formatação condicional chegará ao ONLYOFFICE Docs

Slicers para tabelas formatadas

A versão 6.0 trouxe novas ferramentas para que o usuário possa aplicar segmentações de dados em tabelas formatadas. A partir desta funcionalidade, o usuário pode realizar uma filtragem rápida e indicar o conteúdo filtrado para entender os dados que estão sendo exibidos no momento.

4o5 isE2JkHMJmTeRJFO980TXhDAShih1ThsGYZFEzTnavS8A99C8aN7n2tXWUx5tg75dgXz hNoA761gK45SfHQOG3Fkfk JUYRycBLCp4EG5RY1dKzQHspcA5etAVFiR8hBslK

A ferramenta pode ser encontrada na aba inserir.

Remover duplicatas

Essa função vai ajudar a vários usuários que possuem planilhas gigantes a darem uma enxugada nos dados, removendo as células com o mesmo valor.

NOKmAKy8ki95QmSeDm ZkAyfIDO mYp4I7NzUU

Para utilizá-la, basta ir na aba “Dados”, selecionar o intervalo de células que será modificado e clicar no botão “Remover duplicatas”.

Outras funções disponíveis:

  • Operações rápidas com páginas
  • Links internos
  • Trabalho rápido com funções
  • Imprimir títulos
  • Novas propriedades de células
  • Colar especial

Download do ONLYOFFICE

Como dito acima, o ONLYOFFICE é multiplataforma e pode ser baixado para todas as plataformas em seu site oficial. Além de versões .deb e .rpm, o Linux ainda conta com versões em Snap, Flatpak e Appimage.

Você utiliza o ONLYOFFICE? Qual sua suíte de escritório favorita? Deixe pra gente nos comentários e até a próxima notícia, dica ou tutorial!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
415 postagens

Sobre o autor
Olá pessoas, me chamo Carlos Augusto e desde meus 6 anos sou apaixonado por tecnologia, principalmente por computação. Além de tentar ser um projeto de redator, no tempo livre gosto de fazer algumas manutenções e gambiarras!
Artigos
    Postagens relacionadas
    VídeoSoftwares

    Será que 2024 é realmente o ano do Wayland?

    VídeoSoftwares

    Acesse uma distro Linux pelo navegador de internet!

    VídeoSoftwares

    Opera GX é realmente um navegador gamer?