Editorial

5 dicas para se proteger durante o trabalho remoto

O trabalho remoto (também conhecido como home office) já vinha crescendo nos últimos anos, e por conta da pandemia, esta modalidade de trabalho se tornou ainda mais comum. 

Apesar de ser associado com facilidade e conforto, o trabalho remoto também conta com algumas dificuldades e preocupações que não eram existentes no trabalho presencial. Preparamos 5 dicas para manter uma maior segurança ao trabalhar de casa.

Mantenha seu computador protegido de ameaças

A internet pode ser um lugar perigoso, e existem bots o tempo todo tentando invadir máquinas alheias para capturar dados. Para se proteger disto, é bom sempre manter o firewall do sistema ativado.

Outro detalhe importante, dependendo do sistema operacional, é utilizar um bom antivírus e mantê-lo sempre atualizado, para proteger o sistema de novas ameaças que surgem com o tempo.

Mantenha o computador protegido durante o trabalho remoto

Além disso, mantenha sempre seu sistema operacional e aplicativos atualizados. Frequentemente são encontradas novas vulnerabilidades nos softwares, e atualizações são realizadas para resolver estes problemas e diminuir o risco de invasões.

Separe equipamentos exclusivamente para trabalhar

Manter um dispositivo exclusivamente para trabalho pode ajudar não só na produtividade, já que elimina possíveis distrações, mas também deixa o computador mais seguro.

Existem diversos sites que disponibilizam conteúdo de maneira gratuita, mas que contém malwares nos downloads. Realizar o download de um conteúdo assim em uma máquina de trabalho pode resultar em vazamentos de informações confidenciais, dando uma dor de cabeça no futuro.

Caso não exista a possibilidade de ter dois equipamentos físicos separados, uma ótima alternativa é manter duas instalações do sistema operacional separadas.

Utilize uma VPN profissional

Uma VPN pode ser uma grande aliada do trabalho. Ela é capaz de criptografar o conteúdo que sai da sua máquina, garantindo uma maior segurança e menor risco de ter informações vazadas.

Ao baixar uma VPN confiável no seu dispositivo (ou configurá-la diretamente no seu roteador), você melhora a integridade da sua conexão, garante mais segurança para seu fluxo de dados e melhora a qualidade das suas atividades online como um todo.

As opções confiáveis e profissionais também são ótimas ferramentas para evitar mensagens infectadas com conteúdos maliciosos. Mas tome cuidado com falsas opções oferecidas no mercado, especialmente aquelas que são “gratuitas”: elas agem, ao contrário, como riscos e infectam seu dispositivo.

Cuidado com as mensagens que você recebe

Ao acessar e-mail e redes sociais, às vezes no deparamos com os mais variados links. Sempre tenha cautela na hora de clicar neles, verificando antes se o remetente é confiável, e se o link não é de um domínio suspeito.

Existem muitos usuários mal intencionados pela internet enviando correntes de spam e tentativas de phishing, se passando por empresas reais e seguras. Verifique se não há erros de digitação, se o domínio é o utilizado pela empresa, e se o conteúdo do e-mail faz sentido com algo que você tenha comprado ou utilizado.

Caso algo esteja estranho, não clique em nenhum link, e se parecer uma tentativa de phishing, não hesite em reportar. 

Tome cuidado ao usar redes públicas de Wi-Fi

Embora muitas pessoas prefiram usar o ambiente doméstico para trabalhar remotamente, muitos preferem usar outros ambientes como shoppings, cafés e até mesmo praças – ou até ambientes alternativos de coworking.

As redes públicas de Wi-Fi não são boas só quando você está em uma viagem ou vai de passagem por algum lugar como um aeroporto ou rodoviária, elas também ajudam muitas pessoas a se conectar para trabalhar – seja porque elas não têm internet em casa ou porque estes ambientes sejam melhores que o próprio ambiente doméstico, ao menos para elas.

Só que estas redes são mais vulneráveis e oferecem mais riscos aos usuários, começando pelo fato de que a maioria nem sequer exige autenticação como senhas para que as pessoas possam se conectar, sem falar nas redes clonadas feitas por criminosos (ou ataques do tipo man-in-the-middle). Então, é melhor evitar este tipo de rede se for possível. 

Tome cuidado ao utilizar redes públicas

Mas, se este não for o seu caso e você realmente precisar utilizar redes públicas de Wi-Fi, há várias medidas que você pode tomar para diminuir os riscos, como usar uma boa VPN e manter o antivírus e o firewall sempre ativos, como já mencionamos.

Seguindo todas estas dicas, você estará bem protegido contra ameaças externas, e poderá trabalhar sem maiores preocupações.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
276 postagens

Sobre o autor
Apaixonado por tecnologia, marketing digital e redes sociais. Além dos meus posts por aqui, também tenho um blog sobre tecnologia e internet.
Artigos
Postagens relacionadas
VídeoEditorial

Por que a Geração Z tem dificuldades com computadores?

VídeoEditorial

Usar Linux é difícil?

VídeoEditorial

O que falta para o Wayland dominar o mundo Linux?