NotíciasSistemas operacionais

Resumão da Semana no Linux e na Tecnologia #1

Com a chegada do final de semana, nada melhor que um resumão do que aconteceu no blog e no fórum do Diolinux! Para deixar você a par das novidades do mundo da tecnologia, caso tenha perdido alguma notícia.

Como este é um post de “inauguração” desta nova categoria aqui no blog, pode ser que você veja algumas notícias que já comentamos em live no YouTube, no Diolinux Friday Show ou até mesmo na Twitch. 

Mundo dos Games

Vamos começar falando do mundos games, que nos últimos dias teve uma movimentação bem interessante, entre jogos grátis e até uma possível compatibilização do EAC no Próton da Valve.

Começamos com a “bomba” do EAC funcionando no Proton. Dois desenvolvedores, com codinomes 0xdt0  e Guy15241 fizeram engenharia reversa e conseguiram compatibilizar o anticheat! E assim conseguiram jogar o game Dead by Light via Proton, o que não era possível até então. Post completo aqui no nosso fórum

Depois tivemos uma grata surpresa na Epic Game Store, disponibilizando o game brazuca SLUDGE LIFE que segundo os devs é um jogo “…é um passeio em primeira pessoa, de mundo aberto e centrado em vandalismo por uma ilha poluída e cheia de idiotas esquisitos, e tem uma vibração tão densa que dá até para sentir o gosto…”. Ele está free na Epic até 28/05/2021, então corre senão perde hein 😅. Temos um post bem bacana sobre.

Aí tivemos a notícia de que o game mais badalado do ano (2020) está rodando melhor no Linux do que no Windows. Estamos falando de Red Dead Redemption 2, e tudo graças ao desenvolvedor da CodeWeavers, Brendan Shanks, que publicou uma versão do Proton que faz a “mágica”. O vídeo de comparação é de surpreender.

Tivemos também um tutorial  postado lá no blog sobre como instalar o famoso mapeador de teclas Antimicro. Muito indicado para quem precisa desse tipo de “ajuda” na hora de jogar.

Outra novidade muito bem vinda, chega através da Valve com o seu compilador de shaders ACO, que agora será padrão no Mesa Driver. O ACO é uma mão na roda para quem tem GPUs da AMD e dando um “gás” na performance dos jogos.

Mundo do Hardware

Já no “mundo dos hardwares” no Linux, tivemos algumas novidades bem interessantes, como a declaração do Linus Torvalds sobre o Kernel 5.8, versões novas do driver da NVIDIA, notebooks da System76 equipados com Ryzen e a Dell com um update na linha XPS 13 Developer Edition.

Comecemos com a fala do criador do Linux, em uma entrevista Linus Torvalds disse que a versão 5.8 será a maior e mais abrangente versão do Kernel desde a versão 4.9. A cobertura completa você confere aqui.

Quem também lançou versão nova dos drivers foi a NVIDIA, que agora chega na versão stable 440.100 com suporte as GPUs GeForce GTX 1650 Ti, GeForce GTX 1650 Ti com design Max-Q, GeForce RTX 2060 com design Max-Q e Quadro T1000 com design Max-Q. Também ensinamos no blog como escolher a versão certa do driver para a sua GPU.

E pra encerrar as novidades sobre Hardwares, tivemos o anúncio do Dell XPS 13 Developer Edition agora com Ubuntu 20.04 e a System76 lançando seu notebook com AMD, contando com opções  com os processadores AMD Ryzen 3600, 3700X ou 3900 de 3ª geração e com GPUs da NVIDIA.

Outras notícias do mundo Linux e da Tecnologia

Tivemos outras notícias do mundo Linux que não poderíamos deixar de falar, como o Manjaro encerrando o suporte ao 32 Bits de vez, KDE migrando para o GITLAB também fizemos tutoriais no fórum e no blog sobre como usar o GNOME Boxes, como corrigir o erro 256 do WoeUSB, como fazer Dual Boot no Pop!_OS, Microsoft encerrando a Mixer, fim do Flash Player, Krita 4.3 lançado, entre muitas outras discussões e notícias que você pode acompanhar aqui no nosso fórum.

Nos vemos no próximo artigo, forte abraço!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Audacity 3.5 traz salvamento na nuvem

    Notícias

    Endeavour OS Gemini permite escolher entre X11 e Wayland

    NotíciasVídeo

    Propaganda no Windows 11, sem LoL no Linux, pinguim cresce e mais!