NotíciasAplicativosSistemas operacionais

ONLYOFFICE recebe um grande update e chega na versão 5.5

Quando se fala em suite de escritório pensamos em alguns nomes famosos, como MS Office, LibreOffice, FreeOffice e o WPS Office, entretanto, há um integrante deste time, o ONLYOFFICE, que vem ganhando notoriedade nos últimos anos. Já abordamos em alguns posts as qualidades e defeitos sobre ele.

O ONLYOFFICE é desenvolvido pela empresa letã (Letônia) Ascensio System SIA, que no começo ofereceu a suite office só para seus analistas e colaboradores, mas depois do feedback positivo da comunidade, disponibilizaram para todos. Com a versão 5.5 da sua suite office, eles mostram várias novidades que vão facilitar o dia a dia de quem precisa ter agilidade para a elaboração de documentos, planilhas e apresentações.

Novidades presentes na versão 5.5

A primeira ferramenta a apresentar alguma novidade, foi o editor de textos, sendo elas:

– Comparação de textos:

Com essa nova funcionalidade, é possível comparar dois documentos, analisando a diferença entre ambos e verificando se houve alguma alteração significativa, como por exemplo, em contratos e afins. O recurso é encontrado na aba “Colaboração”.

tme4FTXi6omduJgGHAa hx UOy2F9yN1DMFwrIEyTXjjE5nFmi

– Criação de formulários e modelos mais inteligentes:

Agora é possível criar conteúdos com controles, como por exemplo,s formulários que tenham inputs (entradas) de conteúdo. Outras opções são funcionalidades de caixas de combinação, caixas de seleção, listas suspensas (drop-down lists), datas ou calendários e imagens. O recurso é encontrado na guia Inserir → Controles de Conteúdo.

– Preparar documentos para publicação:

Nesta atualização, há a possibilidade de ajustar os seus textos para layouts profissionais, como por exemplo, ter margens espalhadas ou passando a região de “sangria”, como as gráficas chamam,, assim podendo ajustar as páginas para encadernação ou impressão. Você encontra a função em Layout → Margens → Margens personalizadas.

i yspWKUAUXJQvlffS E3uAzOvFjCrjv

– Estruturação de ilustrações com legendas:

Na versão 5.5 do ONLYOFFICE será possível rotular imagens, formulários, tabelas, gráficos e equações adicionando legendas, deixando os documentos melhor estruturados e documentados. Você encontra o recurso no menu de contexto de cada objeto.

1LLEQDnRq68ufGO0Q sLi5pvA6paMIKIE09ZRDyja4WpbpGRHJAQ dKJae45Js8YHkItbd yfW9e0HcgbUM1dmdpLCJRRmEZmXpgDjci7R5H9fpdSdveT94DDPK2yJaFfalOEfBS

O editor de planilhas disponibiliza duas novidades principais e algumas secundárias, como:

– Análise rápida de dados:

Usando a opção de classificação personalizada, que foi recém adicionada, facilita a criação das suas próprias regras para classificar os dados. Recurso disponível na aba “Dados”.

2LqTgW1h9c9UTly4B8kOldUMj6FimJaFa4fHsGmK51bIslbOKsbNw2ERZICWrYahoFg eJjgzGIFMFXVBcpboA5rOVLrYl3lis04zRFBnSrid0B2muy4k O3467zU4U3y6Jeq6Q9

-Impressão das planilhas com facilidade:

Se a sua planilha for muito larga ou muito alta para caber em uma única página de impressão, ajustar ela pode se tornar uma tarefa “difícil”. Para isso, use a opção Ajustar ao tamanho, isso fará o ajuste da planilha para a página de impressão. O recurso é encontrado na aba “Layout”.

Mais recursos nas planilhas disponíveis:

  • Possibilidade de controlar o alinhamento de objetos gráficos (imagens, formas e gráficos) com a opção Cell Snapping ;
  • Você também pode preencher células com cores, modelos e gradientes;
  • A atualização também trouxe a opção de realizar ações (mover, excluir, copiar, ocultar etc.) com várias planilhas em massa; 
  • Se você quiser, agora é possível recalcular as fórmulas em toda a pasta de trabalho ou na planilha atual após executar ações que possam ter influenciado seus dados,por exemplo, quando novos dados são inseridos, ou quando linhas ou colunas são incluídas ou removidas.;
  • Pequenos detalhes como, adicionar separadores personalizados para números com casas em milhares e decimais também é possível à partir desta atualização;
  • O corretor ortográfico pode agora ignorar palavras com letras maiúsculas ou palavras com números.

Editor de apresentações

O software que você vai usar para criar as suas melhores apresentações também recebeu melhorias.

JGFDw5mOX7HIDIncCAlOaokCt8bNNVYeMQiMRBQJcx cdRjEjxvq6LYVOJrXR3XQpA5qsqK06BktWnVlWRAwVNHExduawT S 78y3XT0w woWvT9E09VKABJqACHmZoA8ugaaV0C
  • Agora você pode adicionar rapidamente e de forma fácil tabelas, formulários, gráficos e imagens ao layout do slide, além de adicionar objetos ao espaço reservado;
  • Também é possível redefinir instantaneamente o layout do slide se, por exemplo, seu co-autor errar enquanto colabora na apresentação.

Para mais informações e detalhes da nova versão, você pode acessar as notas de lançamento aqui.

Até o fechamento deste post a versão 5.5 não chegou para download, tanto para Linux, macOS e Windows, mas ela deve chegar muito em breve. O ONLYOFFICE está disponível para Linux em formato SNAP, Flatpak, .deb e .rpm.

Você já pensou em usar o ONLYOFFICE? Ele funcionou bem para você?

Em caso de dúvidas, acessem o nosso fórum o Diolinux Plus, nos vemos no próximo artigo, forte abraço!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    NotíciasVídeo

    Ubuntu 24.04 tem novidade na loja de aplicativos!

    Notícias

    É o fim do Google Podcasts, diga "olá" para o YouTube Podcasts

    Notícias

    Fedora 40 Beta já está pronto - o que há de novo?