ZorinOS 15.1 é lançado com novidades

zorinOS 15.1

Nesta quinta-feira (12), a empresa Irlandesa Zorin Group mantenedora do ZorinOS, soltou uma point release da nova versão do seu sistema operacional.  

O ZorinOS 15.1 chegou um pouco depois de 6 meses após o lançamento da versão 15. Muitas novidades são relacionadas a melhorias em ferramentas, updates em apps e a adição do Gamemode da Feral Interactive no sistema. Segundo anúncio feito no blog oficial da empresa, eles leram atentamente os feedbacks dos usuários sobre o sistema.  

Um detalhe bem curioso que eles comentam, é que o ZorinOS foi baixado “nada mais nada menos” 550 mil vezes nos últimos 6 meses, e o mais surpreendente é que 65% desses downloads vieram de PCs com Windows e de macOS.  

A primeira coisa que foi apresentada, é o update no Zorin Connect, que agora conta com a função “ Apresentação de slides”, fazendo assim com que o ponteiro responde conforme o telefone é movimentado.    

O segundo ponto abordado, foi que agora o ZorinOS vai trazer o LibreOffice 6.3, e segundo eles abre 97% mais rápido que antes.

O ponto mais curioso, para não dizer surpreendente, foi a adição do Gamemode da Feral Interactive. Como noticiamos recentemente, o Ubuntu também está planejando em adicionar o gamemode no sistema.

Agora, os games compatíveis com o gamemode usufruirão dessa melhoria e, se você quiser usar nos jogos da Steam, basta digitar (ou copiar e colar) o seguinte comando na inicialização do jogo: gamemoderun %command% . Eles ainda agradeceram o pessoal da Feral Interactive, então provavelmente teve algum “collab” entre as equipes.  

Uma das coisas mais legais que o ZorinOS trouxe, foi a possibilidade de ter um tema da área de trabalho (desktop) conforme a hora do dia. Agora você pode escolher manualmente qual horário o tema dark ou light é acionado. Eu achei muito legal esse recurso 😁👍.  

Também foi adicionado ao Zorin Appearance do Zorin OS Lite, o Gerenciador de Janelas (Window Manager).  

Agora o ponto mais curioso dessa release foi a adição de uma fonte que lhe ajuda a lembrar das coisas de forma melhor. A fonte em si é a Sans Forgetica, que segundo o pessoal do ZorinOS, foi desenvolvido para esse fim, conforme nessa parte do texto:  

“Foi desenvolvida usando os princípios da psicologia cognitiva para ajudá-lo a se lembrar melhor do texto. Suas letras incomuns e interrompidas sugerem sutilmente aos leitores que aumentem o processamento cognitivo do texto, aumentando a retenção de memória. É a fonte perfeita para usar ao destacar pontos importantes em suas anotações de estudo.”

O artigo da RMIT University sobre o estudo da fonte, você pode encontrar aqui.

“Por debaixo do capô”, o sistema agora é baseado no Ubuntu 18.04.3 LTS, agora com a versão 5.0 do kernel e mantendo o HWE para atualizações futuras. Também continua trazendo o driver da NVIDIA na ISO do sistema.  

Para quem estiver usando o ZorinOS 15, pode fazer o update através do Software Update. Mas agora se você preferir fazer o download, basta clicar nas versões abaixo. Lembrando que a versão Ultimate é paga, saindo por US$39 (mais ou menos R$160). Para ver as vantagens da versão Ultimate, clique neste link.  

Para baixar o ZorinOS 15.1 Core (64 bits) ;  

Para baixar o ZorinOS 15.1 Lite ( 64 e 32 bits) ;  

Se você quiser ver a review da versão 15, você pode conferir ela logo abaixo:  

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum. Espero você até a próxima, um forte abraço.  


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Talvez Você Também Goste
O Fedora é uma boa escolha para iniciantes?
Continue lendo

O Fedora é uma boa escolha para iniciantes?

Como saber qual é a melhor opção de distro para um usuário que está chegando agora no mundo Linux? Nomes como Ubuntu, Linux Mint, Deepin e Manjaro estão entre os mais mencionados na hora de indicar um sistema para o usuário iniciante, mas será mesmo que eles são tão mais fáceis que, por exemplo, o Fedora?