steam linux
Sistemas operacionaisNotícias

Rode games nativos de Linux em versões especificas dentro da Steam

A Valve vem investindo ultimamente, um tempo e dinheiro bem considerável nas soluções de games para rodarem no Linux, um exemplo famoso é o Proton. Agora ela dá mais um passo.    

Enquanto o Proton é uma solução que junta em um mesmo “guarda-chuva” (vamos assim dizer) o Wine e o DXVK, para rodar jogos de Windows no Linux, agora a Valve “ataca” os jogos que são desenvolvidos nativamente para o sistema do pinguim.  

No mês passado (novembro), foi lançado uma nova feature chamada Steam Linux Runtime, que está disponível no cliente beta da Steam. O anúncio foi feito no blog oficial da Steam, pelo desenvolvedor da Valve, Timothee Besset.  

Essa nova funcionalidade, segundo Besset, abre a possibilidade de usar os jogos em contêineres, assim isolando do sistema, podendo com isso ajudar a Valve em dar suporte aos jogos mais antigos nas distribuições mais recentes, assim podendo colocar runtimes diferentes, libs mais recentes, ter um controle de qualidade maior sem que afete o sistema. 

Como usar o Steam Linux Runtime ?

Para utilizar essa nova ferramenta, primeiro você vai precisar ter a versão Beta da Steam no Linux, que você consegue acessar através deste caminho:  Steam > Configurações (Settings) > Conta (Account) e depois marcar a opção de participar do beta, e será preciso dar um restart na Steam.  

3keOptHB3laxr1QSRIy8l1VlkCrzusNs8 gNtZ8netMoRG tUJqtCFI3Pb0qzd geNW438Oe3JP31AZ gpeo9 o2H7e7w6Tl YdM9uT1ELU8zvfYSafITVW9jbNK826BQ rkZWov

Depois que fizer isso, na sua Biblioteca (Library) você vai procurar por “linux runtime” e instalar a ferramenta. No meu caso, eu já tenho ela instalada e por isso só precisei dar um update, mas se você não tem, vai aparecer o botão de Instalar (Install).  

8 ymeRLUysA39KVocgXZjlvFpZASXQBpa3vHKVPOHG0oQmIFgrY6sAQyn 86zpSumi84bvVroqxVb8UnwlQPCcpk2HhUHQSZv8Qza62neNGsGCNAKqoGjHh6JW5Eg z KMy6Jae4

Agora para testar em algum jogo, você vai nas Propriedades dele e “forçar” ele a utilizar o Steam Linux Runtime. Lembrando que essa ferramenta é para jogos nativos, ou seja, que tenham versões para o Linux. O jogo que testei foi o 7 Days to Die.  

Pode acontecer que alguns jogos não rodam, assim forçando você a tirar essa opção do jogo. É muito incrível que isso esteja acontecendo, pois os devs e produtoras que tem jogos “antigos” no Linux  e querem dar um update neles, possam fazer isso sem se preocupar em quebrar o sistema ou coisa do tipo, e sim somente se concentrar no jogo. Além disso, creio que possa incentivar outras produtoras que tenham jogos “old school” e precisam de um maior controle de como são entregues, isso pode facilitar a vida deles. Mas isso é o que eu penso sobre o assunto.  

Agora nos diga aí nos comentários, o que você acha dessa novidade e o que pode trazer de bom para o mundo gamer Linux.   Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum. Espero você até a próxima, um forte abraço.


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Audacity 3.5 traz salvamento na nuvem

    Notícias

    Endeavour OS Gemini permite escolher entre X11 e Wayland

    NotíciasVídeo

    Propaganda no Windows 11, sem LoL no Linux, pinguim cresce e mais!