NvidiaNotícias

NVIDIA pode vir com algumas novidades para o driver Open Source em 2020

O ano de 2019 foi realmente bastante interessante para quem usa o driver da NVIDIA no Linux. Foram algumas novidades que não estávamos esperando tão cedo.    

No mês de agosto, tivemos duas notícias bem importantes, para não dizer bombásticas, para quem usa drivers da NVIDIA. A primeira notícia foi que a empresa do “lado verde da força” liberou no Github uma documentação bem ampla e que ajudou o pessoal que desenvolve o driver open source Nouveau, assim melhorando o mesmo. Mas ainda assim, não o drive open source não trabalhava bem com as GPUs mais novas, principalmente nas séries acima das GTX 900. Abordamos melhor neste artigo.  

Outra novidade em 2019, foi a “corrida contra o tempo” que a NVIDIA fez nas arquiteturas híbridas em notebooks, onde você tem duas GPUs, geralmente uma integrada (Intel) e a outra sendo dedicada (NVIDIA ou denominada como dGPU). Até então, para usar Linux nesses equipamentos, era necessário utilizar a tecnologia Bumblebee, por exemplo, mas ela não tinha suporte às tecnologias mais recentes, como o VULKAN.

Mas isso mudou com o pessoal do departamento de Linux da NVIDIA investindo esforços para corrigir isso e trazer toda a tecnologia da empresa para quem usa o Linux. Abordamos em um artigo bem bacana que você confere aqui.   Mas 2019 ainda não acabou né 😁, e ainda pode reservar uma última “emoção” para quem utiliza NVIDIA no Linux. O site de tecnologia Phoronix, foi informado por um leitor, que no site da NVIDIA, na parte de eventos, uma palestra na GPU Technology Conference 2020 terá o seguinte tema: “Open Source, Linux Kernel, and NVIDIA”, apresentada pelo principal engenheiro de software da NVIDIA, John Hubbard. O que tem de curioso, é o conteúdo que será abordado, que é:  

“Vamos relatar o status e atividades de desenvolvimento da NVIDIA até o último momento, e possivelmente alguns futuros planos e direções (dependendo das últimas atualizações), sobre as nossas contribuições para o Kernel Linux; suporte ao Nouveau (o driver de código aberto para GPUs no Linux), incluindo signed firmware, documentação e patches dos drivers da NVIDIA para o Kernel”.  

Vale lembrar que a AMD (lado vermelho da força) e a Intel (lado azul da força), já tem os seus drivers em código aberto e os devs trabalhando neles e sendo pagos.  

Minha reação foi “WOW isso está acontecendo mesmo??”. Será que a NVIDIA realmente “acordou” e agora vai começar a investir no modelo open source, como as suas rivais fazem, e assim podendo se beneficiar como elas? Pois eu acredito que se a NVIDIA ir pelo mesmo caminho e começar a caminhar lado a lado com o pessoal do Nouveau, poderemos ter várias melhorias sendo implementadas mais rapidamente, como no caso das híbridas por exemplo. Até mesmo o suporte ao Wayland pode se tornar viável. Espero que ela tome esse “rumo”, pois todos saem ganhando.  

Tanto que além do Phoronix, o Jason Evangelho comentou sobre e o pessoal do GamingOnLinux também.  

Mas e você, acha que ela vai vir mesmo ou só está dando uma falsa “esperança”? Nós diga aí nos comentários.  

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum. Espero você até a próxima, um forte abraço.


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Ubuntu e Debian terão o novo APT 3.0

    Notícias

    Preparado para o retorno da computação analógica?

    Notícias

    Windows 11 testa propaganda de aplicativos no menu Iniciar