Instale o Arch Linux rapidamente utilizando o script Archfi

Instale o Arch Linux rapidamente

O Arch Linux é uma distribuição Linux com o foco de “faça-você-mesmo”, com isso é necessário instalar cada pacote individualmente, fazendo com que esse processo seja um pouco demorado e massante. Mas existe um script que facilita esta instalação, acelerando consideravelmente o procedimento.      

O Archfi nada mais é do que um bash script que exibe uma interface gráfica simplificada que facilita na hora da instalação do Arch Linux. Apesar de possuir uma interface gráfica, ainda é necessário ter um conhecimento mínimo sobre os pacotes do Linux, então não é um procedimento recomendado para usuários iniciantes.  

Através da interface é possível instalar os pacotes base do sistema e o bootloader. Após este passo, o script oferece a possibilidade de rodar o Archdi (Arch Desktop Install), onde é possível selecionar outros pacotes, como interface gráfica, softwares como Gimp, Krita e até VS Code, entre diversas outras opções.

Para utilizar o Archfi, basta realizar o boot através do pendrive de instalação do Arch Linux, e depois digitar o comando:

wget archfi.sf.net/archfi

Este comando realizará o download do script. Para executá-lo, basta digitar o comando:

sh archfi

Feito isso, a interface de instalação será exibida onde é possível selecionar a linguagem (existe uma tradução em português disponível) e seguir todos os passos da interface.  

Você utiliza Arch Linux? Já utilizou algum script para facilitar a instalação? Deixe nos comentários!  

Se você tiver alguma dúvida sobre tecnologia, ou quiser compartilhar conhecimento com a comunidade, o Diolinux Plus é o espaço ideal para isso. Vem fazer parte da nossa comunidade!  

Até a próxima!


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Talvez Você Também Goste
Como instalar o LibreOffice no Linux
Continue lendo

Como instalar o LibreOffice no Linux

O LibreOffice é uma suíte office muito popular entre usuários do pinguim, mas também com usuários Windows e Mac. Hoje você verá algumas maneiras de se obter essa poderosa suíte office.