X-Plane 11.40 terá suporte a Vulkan, e muito mais

X-Plane 11.40 terá suporte a Vulkan

O X-Plane é um dos melhores e mais populares simuladores de vôo para computadores pessoais disponíveis atualmente. Estando disponível para Linux de forma nativa, agora os desenvolvedores do simulador estão implementando a API Vulkan. O que deve melhorar bastante a performance do software.      

A versão 11.40 do X-Plane trará muitas implementações para o software, o que é uma ótima notícia para aqueles usuários Linux apaixonados por aviação (como eu). Dentre todos os aprimoramentos, um dos mais significativos e trabalhosos, será a implementação da API gráfica Vulkan.  

Tal implementação deve melhorar tanto a qualidade gráfica, quanto o desempenho do simulador, principalmente nas distribuições Linux, onde o software atualmente utiliza OpenGL.  

Todavia, o processo para implementar uma nova API gráfica em um software tão complexo quanto um simulador de vôo (que diga-se de passagem, é muito mais complexo do que um “simples” jogo), não é algo que possa ser feito às pressas e em pouco tempo. Uma grande, se não a maior, parte do trabalho já foi feita e atualmente já existe uma versão beta disponível para um número limitado de usuários.  

Geralmente quando um software está em fase Beta, significa que falta pouco para o lançamento da versão final. No caso do X-Plane 11.40, a versão beta durará um período relativamente longo, para que a versão final possa ser bastante polida e entregue com o mínimo possível de bugs.  

A seguir você confere uma lista com alguns dos principais aprimoramentos que chegarão na versão 11.40.  

  • A situação de “stall” foi corrigida, e agora você realmente terá que baixar o nariz para ganhar velocidade e sustentação, assim como na vida real;
  • Aprimoramentos nos controles de ailerons, estabilizador horizontal e leme;
  • Aviões com estabilizadores horizontais em “T” terão diferença relacionada à eficiência, quando comparados a aviões com estabilizadores horizontais presos na fuselagem;
  • Aprimorado o comportamento da água e do vento no pouso e decolagem de hidro aviões;
  • Adicionadas novas situações de simulação de falhas nas superfícies de comando.  

Aos interessados, aqui você encontra todas as informações (em inglês) relacionadas aos aprimoramentos que virão na versão 11.40 do X-Plane. O software pode ser encontrado na Steam e no site oficial, e uma versão demo pode ser baixada gratuitamente para que o usuário possa conhecer o software antes de comprar, e também ver se a sua máquina “dá conta do recado”.  

Eu sou apaixonado por aviação, e costumo “brincar” com bastante frequência no FlightGear. Um simulador de vôo open source e gratuito sobre o qual trarei um artigo nos próximos dias.

Você também curte simuladores de vôo? Já utilizou o X-Plane, e curtiu as novidades? Conte mais nos comentários. 😁   Você gosta de Linux e tecnologia? Tem alguma dúvida ou problema que não consegue resolver? Venha fazer parte da nossa comunidade no Diolinux Plus!   

Por hoje é tudo pessoal! 😉  


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Talvez Você Também Goste