Ubuntu 19.10 disponível para download, baixe agora

Ubuntu 19.10 disponível para download, baixe agora

A tão aguardada versão 19.10 do Ubuntu chegou nesta quinta-feira (17) e, trazendo grandes novidades e melhorias prometidas. Fizemos cobertura sobre o lançamento do Beta e também sobre a nova versão do tema do Yaru, por exemplo.      

Essa nova versão traz grandes melhorias em relação às duas últimas versões, a 18.04 e 19.04, como os novos Kernels e o GNOME. Vale lembrar que a versão 19.10 tem suporte de 9 meses somente.  

O primeiro ponto que podemos mencionar, é a inclusão dos drivers proprietários mais novos da NVIDIA na ISO, com isso facilitando a vida de quem tem uma GPU da empresa. Especialmente proprietários de notebooks híbridos.

Em segundo, podemos falar sobre a inclusão, mesmo que em caráter experimental, do sistema de arquivos ZFS de forma nativa. A inicialização também está mais rápida, graças às tecnologias de descompressão no back-end.  

Depois da polêmica dos 32 bits, a Canonical resolveu manter os pacotes essenciais para aplicativos como Steam, Wine e afins.  

Outras novidades e melhorias:

  • GNOME 3.34 ;  
  • Possibilidade de criar pastas com aplicativos dentro no menu do GNOME-Shell, semelhante as interfaces gráficas de celulares ;  
  • Kernel Linux 5.3 ;  
  • Suporte ao Intel HDR display para Icelake, Geminilake ;  
  • Driver da Nvidia nas versões 390, 418, 430 e 435 ;  
  • LibreOffice 6.3 ;  
  • Mozilla Firefox 69 ;  
  • GNOME Calendar 3.34 ;   
  • Suporte inicial para AMD Navi GPUs  
  • Suporte inicial aos processadores workstation Zhaoxin x86;  

Para conferir todas as novidades, basta acessar o post de anúncio do blog da Canonical.  

Também fizemos uma Review bem completa, que você pode conferir logo abaixo e ver as novidades “funcionando”.

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum.   Espero você até a próxima, um forte abraço.  


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Talvez Você Também Goste
KDE 5.16 lançado!
Continue lendo

KDE 5.16 lançado! Veja como instalar em seu Kubuntu/Ubuntu

Recentemente anunciamos o lançamento da versão beta do KDE Plasma 5.16, com diversas melhorias e refinamentos. Seu sistema de notificações foi totalmente reformulado, houve mudanças na tela de login/logout, melhor suporte ao Wayland e muito mais. Hoje, 11 de Junho, foi lançado definitivamente o Plasma 5.16 e você já pode instalar a nova versão em seu Kubuntu.
Nova solução da SUSE para o SUSE OpenStack Cloud
Continue lendo

Nova solução da SUSE para o SUSE OpenStack Cloud

À medida que a SUSE embarca no próximo estágio de crescimento e evolução como a maior empresa independente de open source do mundo, a empresa expande seus negócios para atender as necessidades atuais e futuras dos clientes Enterprise, à medida que eles se movem para universos de aplicações e processos de DevOps híbridos e multidinâmicos. A SUSE está idealmente posicionada para executar essa estratégia e ajudar seus clientes a adotar todo o espectro de ambientes de computação.