Sistemas operacionaisTutoriais

Hora errada no Windows em dual boot com Linux. Como resolver?

O dual boot pode ser uma boa opção para pessoas que precisam utilizar algum software que não rode no Linux de maneira satisfatória. Todavia, existe um bug que faz com que a hora no Windows esteja sempre errada ao iniciar o sistema, o que pode não causar grandes problemas, mas é bastante irritante.      

O número de programas e jogos disponíveis para as distros Linux é enorme, e está crescendo de forma muito rápida. Além disso, uma grande parte dos softwares de Windows, que não são funcionais no Linux, possuem alternativas tão boas ou até melhores de forma nativa. Mesmo assim, existem alguns softwares que ainda não funcionam, ou não possuem uma alternativa que lhe agrade no sistema do Pinguim.  

Para contornar esse problema, nos casos onde o programa em questão não exige muitos recursos de hardware, podemos utilizar máquinas virtuais rodando Windows. E nos casos onde o programa utilizado exige um hardware mais “parrudo”, podemos utilizar o dual boot.  

Eu mesmo, faço uso do dual boot para jogar os poucos jogos que tenho e não rodam bem no Linux. À partir de um certo momento, percebi um problema pequeno, porém, irritante. Trata-se de um bug que ocorre no Windows sempre que tenho o sistema instalado em dual boot com alguma distribuição Linux.   

O problema era que toda vez que eu iniciava o sistema, o relógio do Windows estava cerca de três horas adiantado. E por mais que eu pusesse as configurações de hora e fuso horário no manual. Ao reiniciar, o problema persistia. Enquanto no Linux, a hora estava sempre correta, sem que eu precisasse fazer qualquer alteração ou configuração.  

Como resolver o problema?

Após muito pesquisar, encontrei uma solução na Arch Wiki que resolveu o meu problema. E também pode lhes ser de grande ajuda. Obs.: Se a hora já estiver sendo exibida corretamente no seu Windows, realizar esse procedimento poderá ter o efeito contrário ao desejado.

No menu Iniciar do Windows, pesquise por “Regedit”, e clique sobre ele.  

pesquisa-regedit-menu-iniciar-windows

Acesse o diretório:  

HKEY_LOCAL_MACHINESYSTEM\CurrentControlSet\Control\TimeZoneInformation   

Dentro deste diretório vamos criar uma entrada de registro. Clique com o botão direito do mouse na área em branco, clique em “Novo” e “Valor QWORD” se o seu sistema for de 64 bits. Se for de 32 bits, clique em “Valor DWORD”. Então nomeie esta entrada como “RealTimeIsUniversal”.  

regedit

Agora clique com o botão direito do mouse na entrada que você acabou de criar, e clique em “Modificar”. Na janela que abrir, no campo “Dados do valor” digite “1”. Marque a caixa de seleção “Hexadecimal”, e clique em “OK”.  

bug hora windows img03

Clique com o botão direito do mouse no relógio, depois em “Ajustar data/hora”, e deixe as suas configurações como as da imagem abaixo:  

configuracoes-hora-windows

Pronto! Agora é só reiniciar o sistema e a hora estará correta.  

Você utiliza dual boot? Também já passou pelo mesmo problema, ou conhece alguma outra solução? Compartilhe conosco nos comentários.  

Você gosta de Linux e tecnologia? Tem alguma dúvida ou problema que não consegue resolver? Venha fazer parte da nossa comunidade no Diolinux Plus!   

Por hoje é tudo pessoal! 😉  


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!