AplicativosNotícias

Gerenciador de ebooks Calibre ganha nova versão após dois anos

Dois anos após o lançamento da última versão principal, é lançada a versão 4.0 do gerenciador de ebooks multiplataforma Calibre.       

Calibre é um gerenciador de ebooks, disponível para Linux, Windows e MacOS, capaz de fazer muito mais do que apenas a função de um leitor. Através do Calibre você pode exibir, converter, e ter acesso a ebooks que você já possui em uma grande diversidade de plataformas, como: Amazon Kindle, Google Books, eBooks.com, entre outros.  

Segundo o chefe de desenvolvimento Kovid Goyal, o período de tempo de dois anos para este lançamento foi causado, principalmente pela dificuldade em migrar o software de QtWebKit para QtWebEngine. O que foi necessário pelo fato da primeira não ser mais mantida.  

Na versão recém lançada, a 4.0, foram apresentadas várias novidades, das quais podemos destacar:  

  • Adicionada a função de copiar imagens dos livros ao clicar com o botão direito do mouse sobre elas;
  • Possibilidade de escolher entre esconder ou exibir a barra de rolagem; Melhor integração com temas escuros;
  • O layout do leitor de ebooks foi completamente reescrito, a fim de remover o excesso de botões e opções exibidas na tela durante a leitura. Assim permitindo ao leitor manter o foco no texto;
  • Adicionada a função de converter ebooks para todos os formatos suportados pelo Calibre;  

Para mais informações sobre o Calibre 4.0, visite a sua página oficial.  

calibre 4

Particularmente, não gosto de ler livros em telas. Prefiro lê-los à moda antiga, no formato impresso. Contudo muitas pessoas têm esse hábito, e gostam de aproveitar a praticidade oferecida pelos ebooks. Para essas pessoas, um software como o Calibre é com certeza uma “mão na roda”. Donos de Kindle geralmente usam o software para converter seus ebooks e PDFs no Linux, uma alternativa interessante.  

Você já conhece ou utiliza o Calibre? Ou é usuário de algum outro leitor/gerenciador de ebooks? Conte-nos nos comentários.  

Você gosta de Linux e tecnologia? Tem alguma dúvida ou problema que não consegue resolver? Venha fazer parte da nossa comunidade no Diolinux Plus!   

Por hoje é tudo pessoal! 😉  


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!