Notícias

CentOS Stream é o mais novo membro da família Red Hat

Há cinco anos, a Red Hat e o Projeto CentOS fecharam uma parceria para o desenvolvimento de inovações Linux de última geração no mercado de TI Corporativo.    

Nesse meio tempo, o modelo de código aberto veio ganhando terreno e prosperado,  com Linux containers, Kubernetes, microservices, serverless e etc. Com o ritmo acelerado das inovações, a Red Hat e o Projeto CentOS estão introduzido uma nova versão do sistema operacional, o CentOS Stream.  

No comunicado no blog oficial da Red Hat, o CTO Chris Wright, comenta que a nova “distro” é voltada para desenvolvedores que queiram ajudar no ecossistema. O CentOS Stream vai ser baseado no CentOS 8. Ainda complementou:  

“O projeto CentOS Stream fica entre o Fedora e o RHEL no processo de Desenvolvimento, fornecendo uma “rolling preview” dos futuros kernels e recursos do RHEL. Isso permite que os desenvolvedores fiquem um ou dois passos à frente do que está chegando no RHEL, o que anteriormente não era possível nas versões tradicionais do CentOS. O CentOS Stream se relaciona melhor com o ISV, IHV e outros desenvolvedores de ecossistema para  sistemas operacionais do Projeto Fedora, encurtando assim o ciclo de feedback e facilitando a comunicação com todas as vozes na criação das próximas versões do RHEL.”

Com isso, o Fedora ainda continua sendo o bleeding edge release da Red Hat, que dará base para as futuras versões do RHEL, com o CentOS Stream trabalhando em conjunto, assim desempenhando um importante papel na construção da próxima geração do RHEL. O CentOS “normal” vai continuar normalmente, sendo recomendado se você precisar de um sistema estável e com semelhanças ao RHEL, mas se você precisar de um sistema para desenvolvimento e afins, o CentOS Stream é para você.

Se você se interessou no CentOS Stream, pode baixá-lo acessando aqui.

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum.

Espero você até a próxima, um forte abraço.


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Navegadores de internet tem brecha de dados pela GPU via WebGPU

    Notícias

    NixOS mais FreeBSD resulta em NixBSD

    Notícias

    Godot quer começar a embarcar em aplicativos