Novo app para gerenciar Firmwares no Linux está a caminho no GNOME

Novo app para gerenciar Firmwares no Linux está a caminho no GNOME

Recentemente noticiamos que a System76, empresa responsável pelo Pop!_OS, está trabalhando em uma ferramenta para gerenciar os firmwares dos dispositivos e assim facilitar a vida do usuário que precise fazer isso. Parece que ela não está sozinha nessa “caminhada”.    

A novidade vem através do engenheiro da Red Hat e da GNOME Software, Richard Hughsie, que em seu blog dentro do projeto GNOME, anunciou a implementação.  

No anúncio, ele comenta que a Dell o procurou há alguns meses para ser co-mentor de um estagiário em um projeto de verão (muito comum nos EUA), para criar um aplicativo em GTK em gerenciar o firmware. Ainda segundo ele, a ideia deste app, é que alguém do suporte da Dell, consiga orientar o usuário a fazer alguma intervenção “avançada” através desse app, como por exemplo ler versões de firmware ou fazer o downgrade para uma versão de firmware mais antiga.  Evitando assim, a “temida” tela preta do terminal.  

Como vimos na imagem acima, foi possível gerenciar vários dispositivos, assim tendo a possibilidade de ver informações mais detalhadas. Já na imagem abaixo, podemos ver cinco (5) tipos de versões do firmware do Lenovo ThinkPad P50.  

O gerenciador de firmware está quase finalizado, mas por hora só tem o código e os binários prontos. Ainda estão trabalhando na interface e qual melhor experiência para o usuário final. Segundo Richard, será lançado nas próximas semanas com a primeira release,  no formato Flatpak no Flathub, assim possibilitando a instalação em praticamente todas as distros.  

Com isso, estamos vendo as empresas se preocupando cada vez mais em facilitar a vida de quem opta em usar Linux, nesse caso é a “dobradinha” Dell e RedHat, mas que vai beneficiar a todos. Quem sabe não veremos outras empresas a fazerem isso, como Razer, Logitech e tantas outras. Seria maravilhoso se isso acontecesse.   

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum.   Espero você até a próxima, um forte abraço.


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Talvez Você Também Goste