KDEAplicativosNotícias

Aplicativos KDE recebem atualização! 19.08

Os desenvolvedores do KDE anunciaram a atualização de alguns aplicativos que fazem parte do “guarda-chuva” do projeto, chegando a numeração 19.08, seguindo a lógica de ano e mês, confira as principais novidades agora!  

O canal “The KDE Community” no YouTube produziu um vídeo mostrando as principais novidades da atualização, que contemplam aplicações famosas, como o gestor de arquivos Dolphin, o editor de vídeos Kdenlive, o visualizador de documentos Okular, entre muitos outros:  

Dolphin

Um dos destaques dessa atualização, o gestor de arquivos Dolphin, agora possui a função “bookmarks”, de forma semelhante ao que se tem em navegadores de internet.  

Novos bookmarks no KDE Plasma

Apesar de interessante, a função me aparece ainda “mal localizada”, se as pastas ficassem simplesmente fixas na barra lateral esquerda, assim como já é possível fazer simplesmente arrastando -as para lá, provavelmente o recurso seria mais útil, navegar por muitos submenus para encontrar tais funcionalidades nunca é algo bom, mas ainda assim uma boa adição.  

Outra nova funcionalidade no Dolphin está no painel lateral, que geralmente fica no lado direito, onde é possível agora ter a pré-visualização de arquivos, como mídias em vídeo, basta deixar o mouse sobre o arquivo e ele deve começar a ser reproduzido automaticamente em uma miniatura na barra lateral. Uma excelente função para criadores de conteúdo.  

Kdenlive

O Kdenlive é um dos softwares do projeto KDE que eu tenho mais carinho, foi com ele que o canal Diolinux foi construído ao longo dos anos, e temos um nova atualização para o NLE também neste pacote.  

Novo Kdenlive 19.08

Além de maior estabilidade e correções de bugs, esta nova versão tem melhorias nas teclas de atalho. Agora existem combinações que dão acesso a funções que antes precisavam de mais passos para serem aplicadas, como a mudança de velocidade de um clipe, segurando a tecla “Shift” e redimensionando um clipe, você pode torná-lo mais veloz ou mais lento facilmente, por exemplo.  

Você pode conferir todas as novidades dos aplicativos KDE neste lançamento clicando aqui.  

E você, já está usando os novos softwares do KDE?

Compartilhe a sua experiência sobre eles no nosso fórum.  

Até a próxima!


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!