UbuntuNvidia

Você não precisa mais de PPA para ter os drivers mais recentes da Nvidia no Ubuntu!

Os desenvolvedores da Canonical liberaram uma excelente atualização para os usuários de Ubuntu, incluindo a versão LTS atual, 18.04.2. Os drivers Nvidia mais recentes, que antes eram conseguidos através de um PPA, agora podem ser instalados diretamente do repositório da distro.

Um dos artigos mais acessados aqui do blog é o nosso guia de instalação de drivers Nvidia para Ubuntu, que acaba servindo também de base para outras distros derivadas, como Linux Mint, elementary OS, Pop!_OS, Zorin OS e por aí vai. Por conta das novidades de hoje, talvez tenhamos que refazer esse material e criar um novo “guia oficial” de como fazer esse processo, pois, felizmente ele acabou de ficar muito mais simples.

Nosso vídeo agora está desatualizado também, mas te mostra o modo que era usado até então. 🙂

Com mudança oferecida pelos desenvolvedores da Canonical, agora o repositório de pacotes do Ubuntu carrega, não só a versão mais recente e estável, como também a mais recente em Beta também, tornado tudo mais acessível.

Para  usar a nova ferramenta no Ubuntu 18.04.2 LTS, basta garantir que o seu sistema esteja atualizado. Os drivers Nvidia vão aparecer no mesmo local de sempre: No aplicativo “Programas e atualizações“, na aba “Drivers Adicionais“.

Ou claro, pelo terminal:

uvTKuXGFlLslC2hrcqePRRWpvzLWMNjSeusMtdDlMzc2p24 acBeqWNfTtq5AVyCC3lVmbNJuBgZYVYdJeXtuF4glIVrrfj9lN7bsHvldVzuyc73H 5sWSqW4Xf6B pHpobAl8uC

Uma observação importante a se fazer. 

Na aba “Opções para Desenvolvedores” existe a opção de “Atualizações de Pré-lançamento“, que são pacotes que estão prestes a cair para a versão estável do sistema, mas que ainda não passaram totalmente pelo processo de controle de qualidade da Canonical, marcando essa opção, você tem drivers ainda mais recentes, muitas vezes em estado Beta, o que pode ser eventualmente interessante, no entanto, habilitar esse repositório também te traz uma série de atualizações para outros pacotes, não somente drivers, o que pode deixar o seu sistema menos estável, mas é uma escolha que você pode fazer.

rMpoScc3mqt1ileI9fcOzvTnx27LLMWJR6zJwHTJ47P 6BkHNNuSSCp4uMXgJ xcQ4nMc1FolM9NKN6Z8b0M5OUycrUtqUL4yhEbpM2oxiBdYxQzwp 0 MWZRUhl4N8JZZf 7Zw2

Habilitando essa opção, você terá os mesmos drivers que até então eram entregues somente via PPA. Aliando essa questão a intenção de adicionar Drivers Nvidia diretamente na ISO do sistema para o próximo lançamento do Ubuntu (19.10) e permitir a instalação Offline do Ubuntu com drivers recentes, a Canonical parece minimizar ao máximo possível o atrito que existe entre instalar um sistema Linux e usá-lo com todo o seu potencial, incluindo o “calvário” que às vezes pode ser habilitar uma placa de vídeo híbrida (Intel+Nvidia).

Essa manobra, que visa melhorar o Ubuntu e torná-lo mais prático, acaba ajudando diretamente a comunidade Linux que se baseia no sistema (Linux Mint, elementary OS, etc) que poderão se beneficiar das mesmas ferramentas e repositórios, sem precisar desenvolver ferramentas extras e nem mexer “um palito” sequer.

Até a próxima!


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!