NotíciasSistemas operacionais

NVIDIA lança de uma só vez, três versões de drivers para Linux

A NVIDIA lançou nesta Segunda-feira (29), três novas versões dos seus drivers para Linux, para as linha 430 e 418, sendo essas últimas versões BETA com VULKAN e OpenGL.    

O primeiro driver a receber o update, foi da linha 430, agora chegando com driver stable de “Long Lived” na versão 430.40, com às seguintes melhorias e novidades:  

  • Adicionado suporte para as seguintes GPUs: GeForce RTX 2080 SUPER e Quadro RTX 3000 com Max-Q Design;  
  • Corrigido uma falha na instalação do driver nas configurações do kernel Linux com CONFIG_HOTPLUG_CPU;  
  • Atualizado nvidia-bug-report.sh  para procurar o systemd journal pelos logs do gdm-x-session;   ●
  • Adicionado suporte ao nvidia-installer para sistemas que fornecem bibliotecas ncurses suportando apenas as ncurses widechar ABI.  

Já na parte dos drivers BETA da linha 418, tivemos novidades tanto no VULKAN, quanto no OpenGL. Começando pela versão com VULKAN, que chega na numeração 418.52.18, foram adicionadas duas extensões do  Vulkan 1.1.117 e uma do Vulkan 1.1.116. Nesta versão eles testam às novidades do VULKAN. Às extensões são:

Neste BETA, também foi lançado a versão do driver com as implementações para OpenGL, que seguem o “Vulkan-style subgroups extensions” ou “Estilo de Extensões em Subgrupos do Vulkan”. As primeiras extensões foram:  

A princípio pode parecer estranho ter a mesma versão do BETA tanto para VULKAN, quanto para o OpenGL, mas o pessoal do GamingOnLinux questionou um dos devs da NVIDIA no Twitter sobre isso, e ele falou que no momento vão ser juntas, mas que no futuro elas serão em “datas diferentes”. O Tweet você pode conferir aqui.  

Essas novas versões ainda não estão disponíveis nos repositórios das distros (pelo PPA já esta disponível), mas que podem ser atualizadas em breve.  

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum.   Espero você até a próxima, um forte abraço.  


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Navegadores de internet tem brecha de dados pela GPU via WebGPU

    Notícias

    NixOS mais FreeBSD resulta em NixBSD

    Notícias

    Godot quer começar a embarcar em aplicativos