Sistemas operacionaisUbuntu

Designer do Software Livre, é a sua chance de brilhar!

O Ubuntu 19.10 sairá em meados de Outubro, e um dos componentes abertos para ajuda da comunidade pela Canonical é a escolha dos wallpapers do sistema. O que pode ser uma grande oportunidade para você, designer, colocar o seu trabalho artístico em um dos sistemas Linux mais populares do mundo.

Will Cooke, diretor da divisão Desktop da Canonical, anunciou a abertura do concurso de Wallpapers do Ubuntu 19.10 Eoan Ermine. Da mesma forma com que aconteceu com a versão 19.04 Disco Dingo, os interessados em colaborar com o Ubuntu neste segmento são encorajados a participar e enviar seus trabalhos através do fórum do Ubuntu.

São só Wallpapers, certo?

Com certeza, são “só” papéis de parede, mas é a sua escolha de ver a situação como oportunidade ou “perda de tempo”. Especialmente você, que trabalha com fotografia e/ou design, e usa ferramentas Open Source, é muito interessante mostrar que um bom trabalho pode ser feito usando tais ferramentas, no entanto, obviamente a Canonical não se importa com a ferramenta que você usa, o importante é o resultado. Muitas vezes é legal fazer algo simplesmente porque é divertido, você ainda lembra como é isso? 😊

Regras

Apesar de não existirem muitas restrições, há, sim, algumas condições para que você possa enviar uma imagem:

– Propriedade: Você precisa ter os direitos autorais das imagens que você submeter ao concurso, os competidores são incetivados a denunciar imagens que não correspondam aos seus supostos “donos”, caso flagrem algum competidor usando de imagens sem autorização;

– Tamanho: Não é necessário fazer upload da imagem em tamanho real no fórum, no entanto, será necessário uma imagem com a resolução 3840x2160px para a parte final do concurso, caso a imagem seja selecionada para essa etapa do processo;

– Qualidade: Como já mencionado, a imagem final deve ter 3840×2160, imagens muito menores que isso não vão escalar muito bem em diferentes telas (inclusive, esse tamanho mesmo não fica bom em monitores ultrawide). Da mesma forma, imagens com muita compressão não vão ficar boas, e imagens que não tiverem uma boa qualidade não serão aceitas. Imagens que tenham marcas d’agua, logos, nomes e coisas do tipo não serão aceitas, caso você queira usar uma imagem sua que tem algo do tipo, você deve remover antes de enviar para o concurso;

– Licenças: A sua imagem (ou imagens, porque você pode mandar mais de uma) deve estar licenciada sob a CC BY-SA 4.06 ou CC BY 4.03, se você não especificar uma licença no seu post, então, será assumide que você está licenciando a imagem sob  CC BY-SA 4.0. O ato de entrar no concurso diz à Canonical que você aceita estes termos e condições.

O melhor dos melhores!

Há um fato interessante sobre a sua imagem estar no Ubuntu 19.10: Aparentemente, o Ubuntu 20.04 LTS não terá um concurso de wallpapers dessa mesma forma, ao invés disso, ele terá uma seleção entre os melhores wallpapers entre o Ubuntu 19.04 e o 19.10, perpetuando o trabalho de diversos artistas em uma versão de grande importância para o mundo da tecnologia por vários anos.

Will Cooke comenta que ainda não existem datas, pois dependerá um pouco da quantidade de submissões que forem feitas, depois disso, será feita uma votação aberta para a comunidade pelos papéis de parede no fórum do Ubuntu, onde qualquer um poderá votar. 

Aproveite a oportunidade para mostar o seu trabalho! Inclusive, temos vários tópicos no nosso fórum onde o pessoal compartilha os seus wallpapers favoritos, confira aqui.

Até a próxima!


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!