Como instalar o WoeUSB no Linux de forma fácil e criar pendrives com Windows

Como instalar o WoeUSB no Linux de forma fácil e criar pendrives com Windows

Em algum momento, precisamos criar um pendrive com o Windows (7, 8.1 ou 10), seja para reinstalar o sistema no computador da empresa,  em sua máquina ou de alguém que precise do sistema operacional da Microsoft.    

Há muito tempo, tinha o WinUSB, um programinha que ajudava na hora de instalar o Windows no pendrive. Mas desde 2012 ele não é mais continuado e por isso ele teve um fork, o WoeUSB, que tem a mesma função e algumas melhorias.  

Desde 24 de Dezembro de 2018, ele não recebia melhorias e correções, mas  agora foram implementadas. Uma delas, é a possibilidade de escolher o tipo de formato que vai ser formatado o pendrive, se vai ser no padrão FAT ou NTFS. Além de ter o suporte ao UEFI nativamente, coisa que não estava tão bem implementada nas outras versões.  

Instalando o WoeUSB

Existem algumas maneiras de efetuar a instalação do WoeUSB. A primeira é para a base Ubuntu, instalando os pacotes DEB. O primeiro pacote são as dependências pré-compiladas que  prepararam o sistema. O segundo pacote, é o programa em si, que você baixa do lauchpad do WebUpd8, recomendado pelos devs (se você tiver algum problema,  avise o pessoal do WebUpd8). Você pode baixar tanto em 32 quanto em 64 bits. O update contempla da versão Xenial até a Disco.  

Ou você pode instalar via ppa, com o seguinte comando:  

sudo add-apt-repository ppa:nilarimogard/webupd8 && sudo apt update && sudo apt install woeusb -y

Aí é só aguardar o processo de instalação  

Para quem usa Fedora, o WoeUSB já está nos repositórios oficiais, bastando instalar com o seguinte comando:  

sudo dnf install woeusb

Já quem usa base openSUSE, o comando para instalação é:  

sudo zypper in woeusb

A criação do   pendrive bootavel com Windows pode demorar mesmo, é normal. Dá até tempo de tomar um café 😆. Você  pode acompanhar o progresso,  através de um pop-up com uma barra de progresso.  

Nunca saberemos quando vamos precisar usar um pendrive com Windows novamente né 😁.

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum.

Espero você até a próxima, um forte abraço.


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Talvez Você Também Goste
Idosos, exclusão digital e o "Linux com isso"
Continue lendo

Idosos, exclusão digital e o “Linux com isso”

Nós costumamos falar aqui no blog de muita tecnologia de ponta, são reviews, dicas, tutoriais e muito mais para aqueles que querem uma vida mais fácil em frente ao computador, agilizando assim as suas tarefas diárias; mas acontece que existe uma parcela da população que as vezes passa despercebida.
elementary OS completa sua migração para o GitHub
Continue lendo

elementary OS completa sua migração para o GitHub

O Git vem se tornando a preferência de muitas distribuições Linux e até mesmo "não Linux", lembra do caso da Microsoft migrando 300 GB de código do Windows? E o GitHub, como era de se esperar, acaba fazendo parte de vários projetos de código aberto também, a própria Canonical revelou recentemente a integração do Snapcraft com o GitHub, e agora é a vez do elementary OS.