NotíciasSoftwares

Nova versão do OpenShot está disponível para download

Foi liberado para download a nova versão do editor de vĩdeo OpenShot, chegando na versão 2.4.2 e trazendo correções de bugs, melhorias no programa e 7 novos efeitos para se aplicar nos vídeos.

 O OpenShot é conhecido por ser um editor de vídeo bem simples de se manusear e para fazer edições básicas em vídeos podendo exportá-los para os formatos mais conhecidos do mercado, além de usar a biblioteca FFmpeg que lhe traz uma versatilidade muito boa. Ele também é multiplataforma, possuindo versões para Linux, macOS e Windows.

As novidades começam por duas funcionalidades adicionadas pela equipe:

⏺  Mixagem automática de áudio – Esse recurso fará o ajuste automático do volume do áudio. O recurso é desativado por padrão, mas você poderá ativar ele na seção ” propriedade do clipe” e assim ajustando a seu gosto.

⏺  Rotação automática – Esse recurso será bem útil para quem filma, por exemplo, com o celular na vertical e assim que você adicionar o vídeo no OpenShot, ele automaticamente vai corrigir a posição dele. Isso também vale para fotos.

Outra novidade muito legal é a possibilidade de se utilizar codecs “experimentais” pelo FFmpeg e LibAV, além do codec padrão para áudio ser o AAC, o que torna a criação de vídeo mais compatível entre sistemas operacionais diferente.

Agora falando dos novos efeitos, são 7 e podem ser combinados entre si, são:

Bars –  Criação de efeito de caixa de texto cinematográfico ou limite de um vídeo vertical;

⏺  Colours Shift –  Quando aplicado, faz uma mudança no estilo anaglyph nas cores RGBA;

Crop – Aprimoramento em um trecho específico no vídeo;

Hue – Ajusta a Matriz de um vídeo ou imagem;

PIxelate – Permite “pixelar” um vídeo inteiro ou parte dele (também vale para imagens);

Shift – Cria um bloco de movimento à partir de uma imagem ou vídeo;

Wave – Aplica o efeito de distorção por ondulação nas imagens.

Cada efeito foi criado do zero para o OpenShot 2.4.2 e todos são totalmente “keyframablee podem ser combinados entre si.

No blog do projeto eles listam as outras melhorias, que são muitas, acessando este link. Aqui listamos as mais importantes.

 Se você estiver utilizando o Ubuntu 18.04 LTS ou Linux Mint 19 é que fazer o upgrade ou instalar, temos duas possibilidades. Uma via PPA com a utilização do terminal e a outra baixando o AppImage, vamos mostrar as duas:

Para instalar via terminal, você vai precisar digitar os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:openshot.developers/ppa -y
sudo apt update
sudo apt install openshot-qt -y 

Ou se preferir, baixe o AppImage no site oficial do OpenShot através dese link

, para executar a aplicação basta dar dois cliques, observe que também é necessário marcar a opção de “execução” nas propriedades do arquivo.

Diga nos comentários o que você achou das mudanças do OpenShot, aguardo você até uma próxima oportunidade, forte abraço.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
276 postagens

Sobre o autor
Apaixonado por tecnologia, marketing digital e redes sociais. Além dos meus posts por aqui, também tenho um blog sobre tecnologia e internet.
Artigos
Postagens relacionadas
Notícias

Navegadores de internet tem brecha de dados pela GPU via WebGPU

Notícias

NixOS mais FreeBSD resulta em NixBSD

Notícias

Godot quer começar a embarcar em aplicativos