Aprenda a deixar o Ubuntu e o Linux Mint prontos para jogar!

Linux Games

Muitos que chegam ao blog, no canal Diolinux e no grupo do Facebook, perguntam como preparar o seu computador para que se possa jogar tanto na Steam via Steamplay ou até mesmo em outras lojas, como Uplay, Origin, Battlenet e EpicStore. No post de hoje vamos mostrar o que você precisa instalar para rodar esses games.    

Vamos começar com o básico, que é a verificação se a sua GPU tem suporte ao Vulkan, o que permitirá usar o DXVK para rodar os games, tanto pela Steam quanto nas outras lojas.   Logo abaixo você pode  consultar se a sua placa é compatível com Vulkan. É de suma importância que a sua GPU tenha suporte completo para o Vulkan, pois se não tiver, pode ser que o jogo não rode de forma satisfatória.  

Site da AMD com as GPUs suportadas para o Vulkan  
Site da Nvidia com as GPUs suportadas para o Vulkan   
Site da Intel com as GPUs suportadas para o Vulkan  

Depois disso vamos instalar o último driver para Nvidia e AMD/Intel. No primeiro caso precisamos usar o driver 415.27 e no segundo caso precisamos usar o Mesa Driver 18.3 para ter as últimas atualizações e implementações para Vulkan. Para instalar as últimas versões dos drivers, vamos deixar 2 links logo abaixo com o procedimento completinho de como fazer. Para o pessoal que usa AMD/Intel é recomendado o PPA do Padoka.  

⏺ Drivers Nvidia Ubuntu – Como instalar a última versão passo a passo!

⏺ Como instalar a última versão do Mesa Driver no Ubuntu e Linux Mint    

OBS: Estas são as versões dos drivers no momento da criação deste artigo, dependendo do momento da sua leitura, podem haver versões mais recentes, atente-se para esse detalhe.  

Passos opcionais que podem melhorar a compatibilidade

Se você pretende usar o Steamplay, só a instalação dos drivers adequado já deve ser o suficiente, porém, se deseja utilizar uma ferramenta como o Lutris para rodar games de outras lojas, ainda que o Lutris se encarregue de fazer todos os ajustes geralmente, para aumentar o nível de compatibilidade é possível instalar alguns complementos ao Wine nativo do seu sistema.   Primeiro precisamos habilitar o suporte para arquitetura de 32 bits, isso é fácil de fazer vamos abrir o terminal e digitar (ou colar) o seguinte comando:  

sudo dpkg --add-architecture i386

Agora vamos instalar o Wine-Stable pelo Synaptic e procurar por esses pacotes lá:   wine-stable (3.0-1ubuntu1) ; libwine (3.0-1ubuntu1) ; libewine-development (3.6-1) ; wine64 (3.0-1ubuntu1) ; wine64-development (3.6-1) ; wineprefix e fonts-wine   No caso do Linux Mint, você também pode procurar diretamente na loja de aplicativos, não precisando do Synaptic necessariamente, no Ubuntu, obrigatoriamente será necessário usar o Synpatic, ou então usar o terminal para instalar cada um dos pacotes usando o “apt”.   Agora vamos conferir se os pacotes do Vulkan estão instalados, se você estiver usando Nvidia, ao instalar o driver, o suporte à Vulkan é ativado, não sendo necessário outras medidas.

Se você usa AMD ou Intel confira se o Mesa Driver instalou o pacote mesa-vulkan-drivers. Agora os pacotes:   libvulkan1 ; libvulkan1:i386 e vulkan-tools   Por via das dúvidas, caso você use Nvidia e queira conferir, procure por esses: libnvidia-gl-415 ; libnvidia-gl-415:i386   Depois de fazer esses procedimentos, foi possível rodar o jogo Mass Affect 2 via Origin no Lutris, confira o desempenho no vídeo abaixo, além do tutorial de instalação dos drivers passo a passo:              

Para instalar o Lutris, depois de seguir esse tutorial, basta seguir o passo a passo deles. Outra alternativa é baixá-lo diretamente da loja de aplicativos na sua distro.    Com esses pacotes instalados, você vai poder jogar os games que não estão na Steam, como os jogos da Uplay, Origin, Battlenet e Epic Store (tirando o Fortnite,  atualmente).   Feito isso é só acessar o site do pessoal do Lutris e procurar pelo seu jogo e rodar 🙂              

Espero você no próximo post, forte abraço.

Talvez Você Também Goste
Epic Games lança Epic Online Services com suporte para Linux
Continue lendo

Epic Games lança Epic Online Services com suporte para Linux

Desde que a Epic Games lançou a sua própria loja, as pessoas vem se perguntando se eles lançarão a Epic Store para Linux também. Ainda que hoje você possa usá-la sem problemas através do Lutris, certos games famosos, como o Fortnite, ainda não rodam por conta do sistema de Anti-Cheat, o que é uma pena. Mas o Linux está presente nas estruturas das empresas atualmente e o novo serviço da dona da Unreal Engine já começa com suporte para a "plataforma do pinguim".