Uma carta Open Source: Precisamos de VOCÊ! Saiba onde e por quê.
EditorialOpen source

Uma carta Open Source: Precisamos de VOCÊ! Saiba onde e por quê.

Atualmente as pessoas sempre estão super ocupadas, sempre correndo, de forma que é até um privilégio escrever para alguém que ainda lê, o que é uma raridade por esses dias. Não quero perder o seu tempo, por isso vamos direto ao assunto. 👊

Nós fazemos muita coisa, provavelmente muito mais do que você tenha noção, especialmente se você se limita a acessar um ou dois canais de conteúdo que produzimos. Apesar do trabalho massivo, isso é bom, quanto mais locais diferentes a nossa presença for percebida, melhor para o projeto, melhor para as ideias e informações que divulgamos. Mais pessoas diferentes poderemos alcançar.

Por conta disso, nunca são suficientes os momentos reservados para agradecer as pessoas que nos apoiam financeiramente com R$1,00 por mês através do Padrim e mais recentemente, aos nossos apoiadores que fazem parte do Clube dos canais no YouTube.

Ser pioneiro

Eu sei que falar do seu próprio projeto, enaltecendo-o, soa bizarramente egocêntrico, mas eu vou tentar me conter ao falar da minha paixão, você pode simplesmente olhar os números e ver por si. Se eu passar um pouco do ponto, já peço desculpas adiantado, realmente não é a minha intenção, ainda que seja inevitável ao falar de algo que você tanto ama.

O blog Diolinux está ficando “velhinho”, estamos chegando em 2019 ao nosso oitavo ano de existência, uma jornada longa, com altos e baixos como qualquer jornada, mas felizmente com muito mais altos do que baixos.

Olhar para trás hoje é motivo de orgulho, pois podemos dizer que fomos pioneiros em algumas coisas dentro do nosso país, dentro do nicho de pessoas que fala Português nessa “pequena bola azul” que chamamos de “casa”.

Uma abordagem mais branda, evitando radicalismos que existiam aos montes da comunidade Linux, atraindo pessoas de bom coração e boa vontade para criar uma comunidade saudável, que ajuda mutuamente a desenvolver-se em prol da simples possibilidade de ter opções viáveis e acessíveis, sem desmerecer quem pensa diferente, sem ofender. 

Nunca existiram perguntas estúpidas, por mais simples que elas fossem, nós sempre procuramos respondê-las, e quando elas se repetiam, nós respondíamos novamente como se fosse a primeira vez. Estúpido, dentro do nosso conceito, sempre foi não responder essas dúvidas.

Através desse perfil de atuação o blog se desenvolveu, depois veio o canal no YouTube, que hoje, salvo engano, pode ser considerado o maior canal do mundo com Linux e Open Source como pauta recorrente, ou ao menos o maior em língua Portuguesa. O canal Diolinux hoje é maior do que canais oficias de grandes empresas e até mesmo da própria Linux Foundation, mesmo falando Português e não Inglês. 

E eis aqui um grande e importante fato que por ventura passa despercebido: 

Você tornou isso realidade! Eu não tenho certeza se você consegue entender o tamanho disso… pra falar a verdade, não sei se eu mesmo consigo.

Um dos maiores veículos de propagação de conteúdo Linux é nosso, é brasileiro, foi criado e incentivado por você!

Depois do canal Diolinux ficar um pouco mais popular, e ao longo desse processo também, vimos vários canais de excelente qualidade serem criados e crescerem no YouTube aqui no Brasil falando de assunto simulares. São tantos que é até difícil listar todos, correndo o risco de deixar alguém de fora, vou me abster da lista. Mas eu percebi que realmente aquela ideia que plantamos lá atrás, em 2011, germinou e deu belos frutos.

Precisamos de você!

Sem você que está lendo este artigo agora, nada disso seria possível! Nada! Eu, Dionatan, humildemente em nome de todas as pessoas que se envolvem com o projeto Diolinux (contando os eventuais, são mais de 10), agradeço a você com toda a sinceridade possível!

Eu quero muito que você, que consome sempre o nosso conteúdo, se sinta parte integrante do nosso time, consumir conteúdo e compartilhar conhecimento está no DNA da nossa empresa e é o nosso jeito de ser, o nosso estilo de vida.

Ok, mas você precisa de mim para quê exatamente?

Na verdade nós precisamos da sua boa vontade apenas. Eu explico. 😊

Precisamos de você

Eu tenho certeza de que você gosta do conteúdo que nós produzimos, ou pelo menos, de parte dele, nós precisamos da sua ajuda para mostrar Linux e softwares de código aberto para mais pessoas aqui no Brasil, pois isso nós nunca conseguiremos fazer sozinhos.

Mas como eu posso ajudar?

Obrigado por perguntar! 😀

Interaja com o nosso conteúdo, no fim das contas é simples assim. 

Uma briga contante que todos os produtores de conteúdo possuem é com os mecanismos de busca, não basta existir, tem de ser encontrado também, certo?

  • Quantas vezes você já deixou um comentário e um artigo como este aqui no blog?
  • Quantas vezes você já assistiu um vídeo, gostou do conteúdo, mas não deu like, compartilhou e comentou o vídeo?
  • Você nos segue no Twitter? Quantas vezes você dá like e retuíta os nossos conteúdos?
  • Já está me seguindo no Instagram?

Essas pequenas ações mostram para os mecanismos de buscas e para as plataformas que o nosso conteúdo é relevante. Duvida que a sua interação pode mudar muito as coisas?

Esse pequeno gráfico abaixo é do nosso canal no YouTube. Em Dezembro de 2018 nós tivemos quase 6 milhões de minutos assistidos, porém, mais da metade (57%) são de pessoas que não estão inscritas no canal! 😲

Ou seja, tem muita gente interessada no assunto, muita gente que assiste o nosso conteúdo regularmente mas não se inscreveu no canal.

xvL2Vkw1TAi2mHWWuF 1YTzmyOP4fF9tdBnAYBoszB1AyDyJNV5K7XNGPQjnKOo0x8nR0vhxJBdxIBDuXJ4copJGcnuiN
Estatísticas de visualizações de Dezembro/2018 canal Diolinux

Fazendo essas coisas você ajuda mais do que você imagina, traga mais pessoas para conhecer o nosso conteúdo, essa pode ser a sua corrente do bem. 😍

Mas isso é tão importante assim?

Provavelmente mais do que você imagina. Uma das coisas que eu sempre tive clareza, é que nós não precisamos mostrar Linux para quem já usa e gosta de Linux, se eu quero que a comunidade cresça, se eu quero que mais pessoas tirem o preconceito com tecnologias abertas de suas mentes, eu preciso buscá-las fora do nosso círculo habitual de amizades e seguidores e por isso você compartilhar e interagir com o nosso conteúdo é tão importante.

Twitter vs Instagram

Redes sociais como o Twitter e o Instagram tem muito valor agregado. O Twitter é muitas vezes o meio mais simples de atingir desenvolvedores, marcas e levar o conteúdo, através de hashtags por exemplo, para pessoas que não fazem parte do nosso núcleo.

O Instagram é a rede social do momento, lá existem muitas pessoas que nunca ouviram falar do nosso trabalho. Ambas também são uma ótima forma de avisar quando novos conteúdos saem do canal, no blog ou qualquer outro projeto.

Por isso, eu lhe convido a seguir os nossos perfis nessas redes:

🐦 Siga no Twitter

📷 Siga no Instagram

Por ali você também vai receber muito conteúdo adicional extra. Inclusive, falando do Instagram, quero propor uma campanha:

– Tire uma foto do seu SETUP ou Desktop Linux e me marque por lá, vou criar uma pasta de Stories com os prints mais bonitos da galera para divulgar a utilização desses softwares e o seu perfil pela minha conta pessoal. 😉

Um projeto novo e MUITO importante

Eu resolvi dedicar um parágrafo inteiro para esse assunto, pois ele é muito importante mesmo, uma vez que a indústria dos games influencia tanto o mercado a ponto de até quem não joga sentir os seus impactos, como melhor suporte de hardware e maior disponibilidade de softwares.

O nosso canal na Twitch.tv estreou há alguns meses com uma proposta muito audaciosa, criar conteúdo voltado a games para Linux, usando Linux em tudo. Os últimos anos tem sido fantásticos para o mercado de jogos no Linux por diversos motivos e nós precisamos mostrar isso para as pessoas.

Twitch.tv/Diolinux

Quantas vezes você já ouviu falar de alguém que disse que achava Linux “até legal” mas não testava  a plataforma porque “não rodava jogos”, ou algum game mais específico? É exatamente esse tipo de mito que queremos quebrar.

Para conseguir isso nós estamos fazendo lives TODOS OS DIAS, acreditamos no projeto e estamos nos dedicando MUITO a ele.

O que é a Twitch mesmo?

Para você que não conhece muito bem, a Twitch.tv pertence a Amazon e é a líder no mercado de Streaming de jogos (hoje não só jogos até), maior até do que o YouTube, tanto que vários recursos recentes incorporados ao YouTube foram inspirados em recursos que já existiam na Twitch. Lá vários jogadores de todos os estilos compartilham a sua paixão por jogos, incontáveis vezes novas pessoas chegaram ao nosso canal da Twitch e conheceram Linux por lá, pela primeira vez, através de jogos! Pasmem!

“Nossa, não sabia que Linux rodava jogo”, “achava que Linux era só para estudo e trabalho”, mas “Linux não é ruim?”, são frases bem comuns de novatos por lá. Toda vez que acontece eu fico muito feliz em ver a recepção calorosa que os membros do canal dão a estas pessoas, explicando a elas direitinho como as coisas realmente são, quebrando mitos e preconceitos. Temos até um nome e um servidor do Discord dedicado a isso a #L2G (Linux Gamers Generation).

Hoje são quase 3 mil pessoas acompanhando as lives que a gente faz todos os dias, geralmente elas começam um pouco depois do vídeo que sai no YouTube. Os nossos vídeos do YouTube saem todos os dias às 19:00 horas, a live na Twitch.tv começa geralmente às 19:40 horas.

Como é um projeto novo, audacioso, e mais uma vez, um projeto que não faz o conteúdo em inglês, precisamos muito da sua ajuda para crescer o canal lá também. 

Participe das lives diárias, faça desse o nosso encontro ao vivo todos os dias, onde você pode interagir em tempo real com a gente e com o restante da comunidade, onde você pode se divertir, fazer novos amigos e aprender coisas novas! Eu me divirto muito fazendo essas lives e já fiz várias novas amizades por lá, já que várias vezes a galera joga junto! 🙂

Siga o nosso canal na Twitch e ajude a compartilhar quando as lives estiverem acontecendo, quem sabe podemos nos tornar a maior comunidade gamer de Linux do mundo também, e vou te dizer, não estamos muito longe disso! 😎

Para concluir…

Eu tenho certeza de que você é uma pessoa ocupada, mas eu também tenho certeza que você gostaria de ver, não necessariamente o Diolinux, mas o Linux e o Open Source crescendo e sendo mais divulgado sem um monte de mitos que mal eram verdade há 15 anos, o que dirá nos dias de hoje.

Nos ajude a fazer isso, o seu compartilhamento tem mais poder do que você imagina. Siga-nos nas redes sociais e ajude a espalhar o conhecimento.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!