Novos ícones do Ubuntu, conheça a atualização do tema da distro

Com o lançamento do Ubuntu 18.10 Cosmic Cuttlefish, a Canonical trouxe melhorias no design, algo que os usuários de Ubuntu vinham pedindo há alguns anos. Foi entregue nesta versão o tema feito pela comunidade do Ubuntu, o Yaru, tema das aplicações, shell e ícones.
atualizacao-icones-yaru-ubuntu
O pack de ícones Yaru, é uma fork do famoso tema de ícones Suru, do design Sam Hewitt, responsável por outros ícones consagrados na comunidade, como: Paper, Moka, Faba, Solus. E até contribuições em outros ícones de projetos, o Adwaita do Gnome e os ícones do ElementaryOS.

Ícones Suru

icones-suru-theme

A comunidade Ubuntu então decidiu basear seu tema de ícones no Suru, dando vida ao Yaru, mas com uma decisão acertada, em meu ponto de vista, de não alterar ícones de terceiros, descaracterizando-os. Um problema que vejo o tema Mint-y cometer.
Novos usuários poderiam ficar confusos ao não identificar os ícones de aplicações como, Firefox, GIMP, etc. Mas eis que outro problema pode afetar o Yaru. A inconsistência no design.

Tema Yaru (perceba que aplicações de terceiros destoam, da temática dos ícones)

icones-yaru-terceiros

Contornando a situação

Amenizando essa incoerência, que os ícones de terceiros podem ocasionar ao visual do Yaru, a equipe de desenvolvimento do tema elaborou uma saída muito interessante. Um script que adiciona um fundo de mosaico, estilo ao do Suru, nos ícones de terceiro do Yaru.

icones-yary-surufy
Essa estratégia visa manter o design original das aplicações, sem sacrificar a proposta do tema. O script denominado “Surufy”, tem o objetivo de no ato da instalação, identificar a aplicação, se a mesma existe no set de ícones Yaru. E se não, adicionar esse mosaico.
O script também será capaz de identificar as cores preeminentes no ícone e usá-las como base, para seu fundo colorido. De certa forma, parecido com a proposta que o Unity 8 tinha.
Tudo ainda está em fase de desenvolvimento e testes, ao contrário que alguns sites anunciaram essa funcionalidade não virá na próxima versão do Ubuntu 19.04, como explica o desenvolvedor Carlo Lobrano, da equipe de design do Yaru.

Testes iniciais do script Surufy

Tratando-se de algo relativamente novo, os desenvolvedores vem amadurecendo a ideia, e implementando as funcionalidades desejadas no script. 
Antes só se conseguia adicionar o mosaico de fundo nas imagens, com um fundo translúcido, conforme a imagem à seguir:
surufy-script-desenvolvimento
Depois conseguiram adicionar uma cor sólida, na qual o script coletava a cor predominante do ícone e adicionava ao fundo.
surufy-yaru-icones-mosaico-fundo-colorido

Muito trabalho a ser feito

Mesmo sendo muito criativa, a solução ainda está em estágio inicial, e alguns empecilhos rodeiam a equipe de desenvolvimento. 
A implementação deverá ser feita em diversas maneiras de instalação, visto que usuários podem adicionar apps de diferentes formas: via Apt, Flatpak, Snap. Sobre AppImage nada foi dito, mas creio que também seja englobado por tal solução no futuro. Como podem observar na imagem acima, em algumas aplicações o script tem dificuldade em adicionar o fundo.
Essas mudanças dificilmente darão as caras no Ubuntu 19.04, mas é curioso ver que depois de tantos anos, enfim o Ubuntu vem ganhando um refinamento visual, com pessoas que entendem de design.
Curtiu a solução da equipe do Yaru? Gostaria de vê-lo na próxima LTS? Diga nos comentários sua opinião.
Nos vemos no próximo post, e como de costume, compartilhe o conteúdo do blog Diolinux, SISTEMATICAMENTE! 😎
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.


Talvez Você Também Goste