Linux MintSistemas operacionaisUbuntu

Economia de bateria no Ubuntu e Linux Mint – TLP GUI

Muitos que usam notebooks tem uma “guerra infinita” (sério, sem trocadilhos =) ) ao tentar  economizar a maior quantidade de bateria possível, assim podendo utilizar o notebook por mais tempo. A ferramenta que utilizaremos se chama TLP.

O TLP é ferramenta via linha de texto que permite que você controle módulos do kernel e ajuste o consumo de dispositivos de forma individual e bem detalhada, entretanto, como todo aplicativo que você for usar via terminal, é necessário um certo conhecimento técnico, o que pode ser drasticamente reduzido com a sua interface.

Uma interface para o TLP

No Windows é menos comum de acontecer, mas no mundo Linux o software e a interface para ele não são necessariamente a mesma coisa, inclusive, é possível usar, em alguns casos, várias interfaces diferentes para o mesmo software.

E o TLPUI é uma interface gráfica para o TLP e permite que você gerencie o TLP de uma forma mais simples e fácil. Fizemos um artigo bem completinho explicando como funciona o TLP.

Tanto o TLP, quanto a sua interface são distribuídos para Ubuntu e Linux Mint através de um repositório PPA, e como você deve saber, é possível adicionar PPAs sem usar o terminal, entretanto, para fins de versatilidade nós vamos usá-lo aqui neste tutorial.

Instalando o TLP

Primeiramente vamos instalar o TLP para depois instalar o TLPUI. Vamos abrir o terminal e digitar os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:linrunner/tlp -y && sudo apt update && sudo apt install tlp tlp-rdw -y

Feito isso é só esperar o processo terminar e adicionar os seguintes comandos no terminal:

sudo add-apt-repository ppa:linuxuprising/apps -y && sudo apt update && sudo apt install tlpui -y

Depois de instalado é muito simples achar o TLPUI, basta acessar o menu e digitar “tlpui” e vai aparecer a seguinte janela do programa.

a84FlBnHca4IMT4Aoijf1mWxQMt19FS3Q78PpNvAHMxeVisr1u9qW4LHczYzARwPjlnTppoZK7adNvDATFJM GRoFHqkPgtrf1exX9ie8

Essa facilidade é muito bem vinda, ainda mais para quem não tem familiaridade com o terminal e queira fazer a gestão de energia, o TLPUI vem para ajudar e muito essas pessoas, visto que a mudança pode ser feita a um click ou dois, facilitando a vida delas.

Como usar?

Na primeira tela podemos ter uma visão geral do que o TLP faz, como habilitar e desabilitar, qual modo padrão queremos ( bateria ou ac, que seria o plugado na tomada).

Outra aba interessante é a “Disk”, onde podemos configurar melhor como o nosso HD vai se comportar em cada situação (via bateria ou não). Lembre-se de tomar cuidado ao habilitar/desabilitar cada opção, faça isso com muita cautela, pois isso vai afetar a forma com que a sua máquina vai funcionar em algumas circunstâncias.

0kduRr6mnqQ1cPLM5ZfHj9gqTLgN EuaXTrArFhIUA5TeGlrx1fIfJ e751Os8U

A aba “Network”, podemos configurar como o Wi-Fi vai se comportar, visto que o Wi-Fi ligado junto com o bluetooth (quando disponível) é um dos maiores consumidores de energia quando não utilizados, juntamente com um grande brilho da tela. Então nessa aba podemos configurar isso.

KekZpihcbbt9zIlDkT23R9MZd5JPhB7wqE0EJZe0

Mais uma aba interessante é a que se pode configurar o “USB”, em que podemos configurar como as portas USB vão se comportar quando temos um dispositivo conectado, como um Smartphone, ou quando se tem uma impressora plugada e afins

jOrXDNNuuiPOmjWtIc K33upFRXF3WsKam2bfiZxj0XfnVLONxzMYjEPsbi VrdGclna0A8DG1p NUu9cDj2gXsQKDQvCydY5Ch NeGvI4j AsFyXmKP7qWtPc0iSpGCXBD5 cNJ

Para saber mais de cada função do TLP, acesse o site deles, lá você encontra uma documentação bem detalhada.

O que você achou da dica? Já sentiu a diferença?

Espero você na próxima,forte abraço.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Sistemas operacionaisVídeo

    Parrot OS, um sistema Linux versátil para hackers

    VídeoLinux Mint

    Afinal, o Linux Mint é tão bom quanto os fãs acreditam?

    VídeoSistemas operacionais

    Conheça as três distros Linux mais importantes (na nossa opinião)