Notícias

EUA agora tem o computador mais poderoso do mundo!

Existem muito menos supercomputadores no mundo do que os computadores tradicionais, que todos nós temos acesso, no entanto, basta um deles para ter mais poder computacional do que, muitas vezes, milhares de computadores tradicionais. Por muitos anos os supercomputadores Chineses figuraram entre os com maior poder computacional, mas eles acabaram de perder o posto.

Gastando mais de 200 milhões de dólares, o novo computador dos EUA chama-se “Summit”, e supera o até pouco tempo mais veloz supercomputador do mundo da China, o  “Sunway TaihuLight”, possuindo o dobro da sua velocidade.

Segundo o anúncio, o computador roda uma versão feita para ele do Red Hat Enterprise Linux (RHEL) e tem, em comparação, tamanho poder computacional no qual uma tarefa que levaria 30 anos para ser realizada em um tradicional computador de mesa, leva apenas 1 minuto nele.

Summit - Supercomputer
Summit do “The US Department of Energy (DoE)”

Para quem gosta de números, o “Summit” possui uma combinação de processadores IBM Powe9 com GPUs Nvidia Tesla, consumindo nada mais, nada menos, do que 13MW de energia!

O supercomputador possui 4.608 nodes, sendo que cada um deles contém:

– 2x 22-Core IBM Power9

– 6x Nvidia Telas V100

O que somando nos dá algo em torno de:

– 9,216 IBM POWER9 CPUs;

– 202,752 POWER9 cores;

– 27,648 NVIDIA  GPUs.

O computador (ou supercomputador) ainda tem 10 petabytes de memória e 250 petabytes de armazenamento, que são números completamente inconcebíveis para a maior parte dos seres humanos. Isso lhe da capacidade de processamento de incríveis 200 petaflops, ou 200 trilhões de cálculos por segundo.

Voltando ao Linux, talvez você saiba que o Linux é o único sistema operacional utilizado nos Top 500 supercomputadores do mundo, temos um artigo aqui no blog que te mostra isso, confira aqui.

Computadores poderosos como estes geralmente são aplicados em questões científicas, simulações, inteligência artificial, entre outras coisas.

Até uma próxima!

Fonte

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!