Sistemas operacionais

Top 5 cursos para APRENDER LINUX na Udemy

A Udemy é uma das, se não for a maior, plataforma de cursos online que existem, porém, existem muitos cursos sobre todos os tipos de assuntos e é comum as pessoas se perguntarem quais são as melhorias opções para quem quer aprender sobre Linux. Bom, vamos ver se conseguimos resolver essa questão para você.

Hoje mesmo eu recebi alguns e-mails de pessoas que estão chegando no mundo Linux agora perguntando sobre cursos que é possível fazer. 

Minha resposta, ao menos por enquanto, é que não é necessário fazer nenhum curso se você acabou de chegar. Antes mesmo de iniciar um curso é importante você se familiarizar com algumas coisas, com alguns termos utilizados e entender como você irá aplicar o Linux no seu dia a dia, porém, essa não é uma verdade para todos.

Se você está chegando, ver os vídeos do canal Diolinux e ler os vários artigos aqui do blog pode te dar uma boa base para começar, mas…

Se está pronto para dar um passo além e busca utilizar Linux como sua profissão, fazer um curso pode ser algo extremamente bem-vindo, especialmente se ele for focado na área que você deseja.

Tecnologia de forma geral é algo muito abrangente e no mundo Linux não seria diferente, por isso, eu selecionei alguns dos que eu considero os melhores cursos disponíveis na nossa parceira Udemy, para que você possa fazer um belo desconto.

Pensando do lado profissional da coisa temos:

1 ꔷ Primeiros Passos no Linux – Conceitos e Principais Comandos

Este curso vai te ensinar a lidar com os comandos mais básicos no terminal Linux de forma genérica, além disso, você conhecerá também as principais interfaces, um pouco da história envolvendo Software Livre e Open Source, sendo considerado um curso introdutório.

2 ꔷ Terminal Linux, Shell Scripting e Gerenciamento de Redes

Subindo um pouco o nível, com este curso você aprenderá a usar os comandos aprendidos no primeiro curso e muitos mais para aprender a criar scripts para automatizar tarefas no Linux, além de passar pelo sistema de gerenciamento de redes. Além disso o curso possui módulos para quem deseja saber mais sobre particionamento de discos, configuração de usuários e mais.

3 ꔷ Ubuntu Linux Prático Mão na Massa

Um curso para quem quer aprender a trabalhar com uma das mais famosas distros, aprendendo a instalar o Ubuntu, configurá-lo, etc. O curso ainda contempla a instalação de aplicativos, configurações do desktop e explora recursos do sistema para aumentar a sua produtividade.

4 ꔷ Kali Linux

O Kali Linux é a famosa distro para os hackers e estudantes de segurança da informação. O curso foca em uma aspecto diferente dos dois primeiros, onde os conhecimentos dos dois anteriores podem ser aplicados também.

Este curso pode te ajudar a conhecer um pouco mais do mundo de Pentest. Não creio que ele te torne um profissional do ramo, pois isso demanda algum tempo de experiência, mas ele pode te dar as diretrizes no assunto, além de ensinar a usar algumas ferramentas populares contidas no Kali. Acima de tudo, não esqueça de estudar segurança de forma mais ampla.

5 ꔷ Preparatório para Certificação Linux LPIC-1 e CompTIA Linux+

Dando um passo além novamente, temos o curso que vai te ajudar a se preparar para a sua primeira certificação Linux internacional. Além de treinar você em relação ao conteúdo das provas, este curso também lhe dá algumas dicas de como fazê-las e é, inclusive, um dos cursos mais vendidos da Udemy.

Existem muitos outros ótimos cursos para Linux disponíveis que focam em outros setores também, porém, podemos deixá-los para outro artigo aqui do blog.

Se você quer aprender Linux, aprender sobre tecnologia e se profissionalizar, considere acessar a nossa página especial de curadoria de cursos na Udemy, lá você encontra todos os cursos que nós consideramos de relevância nos mais diversos setores, de cursos envolvendo programação, design, inglês para profissionais de T.I. até desenvolvimento pessoal e marketing digital.

Aproveite as promoções e bons estudos!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!