AndroidAplicativos

4 dicas antes de comprar um novo Smartphone

Há alguns anos, talvez você lembre, ter um celular era sinônimo de luxo, artigo presente no bolso de pouquíssimas pessoas.

Com o passar do tempo, a evolução tecnológica e a popularização do dispositivo, surgiram modelos com preços bem mais acessíveis e um desempenho satisfatório, muito superiores aos que antes eram tidos como os melhores do mercado de outrora. Até o termo, inclusive, foi mudando com o tempo. O celular evoluiu, ganhou novas funções, teve o desempenho otimizado, e se tornou “Smartphone“.

Com uma alta capacidade de processamento, tarefas simultâneas e a cultura da portabilidade, os Smartphones ganharam um espaço maior de destaque na vida das pessoas, que agora utilizam o aparelho para trabalhar, ter momentos de lazer e se informar.

Comprar um dispositivo, portanto, requer cada vez mais atenção. É preciso estar atento às necessidades, potencialidades e possibilidades de um Smartphone.

DICA BÔNUS

É, aqui a dica bônus vem antes pois ela é muito importante. Acontece que nossa aposta código de bónus para prestar atenção na hora de adquirir um novo Smartphone é o processador do aparelho. Fator ignorado por muitos, ele é o “cérebro” do Smartphone, responsável por garantir o bom desempenho de todas as tarefas. Atenção com ele!

As pessoas geralmente se preocupam muito com os números da memória RAM e do armazenamento e acabam negligenciando os processadores, vale a pena gastar um pouco de tempo e pesquisar um pouco sobre as opções dentro do seu orçamento.

SISTEMA OPERACIONAL

Há dois sistemas dominantes no mercado atualmente; o iOS, da Apple, e o Android, da Google, presente nas mais diversas marcas. 

Geralmente a indicação quando se trata de sistema operacional e escolher o que lhe forneça os Apps que você necessita e mais gosta, porém, atualmente isso não chega a ser uma fator tão relevante na hora de escolher entre um iPhone e um Smartphone Android, visto que ambos possuem uma ampla compatibilidade.

Eu diria que caímos aqui em uma grande questão de gosto, um bom Smartphone Android pode ser tão eficiente quanto um iPhone e custar um bocado menos, dependendo da marca, caso dos modelos topo de linha da OnePlus por exemplo.

Se dinheiro não for problema, esse fator se torna menos relevante, mas ainda assim, no caso do iPhone, vale a pena considerar uma compra internacional, dado os valores cobrados aqui no Brasil atualmente.

Como opinião pessoal, a menos que você precise do iOS ou do iPhone por qualquer motivo importante ou goste muito (mesmo!) dele, não existem motivos para você comprar um Smartphone tão caro.

No entanto, existe um outro fator de importância pouco considerado, a atualização de software, mais especificamente, do sistema operacional em si. Neste ponto o iOS acaba sendo, em linhas gerais, mais eficiente, iPhones costumam receber atualizações por mais tempo do que aparelhos Android.

Dentro da minha experiência (podem existir outras) empresas como Xiaomi, Motorola e OnePus costumam manter os seus sistemas atualizados, muitas vezes não com a última versão da Google, mas com os últimos patches de segurança, que são o ponto mais crítico.

BATERIA

Antes de comprar um Smartphone, é necessário saber qual é a duração média da bateria para não se frustrar. É preciso também entender que quando o aparelho é muito utilizado em atividades, como execução de jogos, vídeos e acesso ao GPS, por exemplo, a carga vai embora bem mais rápido do que quando é feito um uso moderado. Uma bateria entre 2.600 mAh e 3.3200 mAh está de bom tamanho para quem não vai deixar o aparelho em funcionamento intenso na maior parte do tempo.

Para pessoas com uso mais intenso, vale a pena considerar aparelhos com maior capacidade. Eu exemplo venho utilizando há mais de um ano o Xiaomi Mi Max 2 que possui uma bateria imensa, ideal para viagens longas onde você passa o dia todo fora de casa e não quer ficar procurando tomadas e USBs para carregar o dispositivo.

CÂMERA

As câmeras dos Smartphones estão cada vez mais desenvolvidas, com capturas mais nítidas e diversos recursos digitais para tirar as fotos. Mas muita gente pensa que a qualidade de uma câmera se mede apenas pelos números de megapixels, no entanto, não é bem assim. É necessário também, no momento da compra, analisar o tamanho do sensor, a qualidade da lente e a presença de um estabilizador óptico. A qualidade da filmagem deve ser um critério na hora de optar ou não por um Smartphone.

Inclusive para muitos amantes de fotografia a compra de um iPhone acaba pensando neste quesito, não há como negar que o aparelho da Apple é capaz de tirar belas fotografias, no entanto, definitivamente ele não é a “última bolacha do pacote” neste quesito e existem outros aparelhos que focaram em melhorar consideravelmente o resultado das suas fotos, como a nova linha da Asus e o próprio OnePlus, já mencionado, que em termos de custo benefício (se falando de Brasil) acabando tendo uma certa dianteira.

MEMÓRIA 

Poucas coisas são piores em um Smartphone do que ir à loja de aplicativos para baixar jogos e, de repente, aparecer uma notificação avisando da falta de espaço na memória do aparelho. Essa memória é a interna, responsável por guardar arquivos em geral; nos celulares geralmente vem nas versões de 8GB, 16GB, 32GB, 64GB…

O outro tipo de memória é a RAM; é utilizada pelo próprio sistema para executar aplicativos e tarefas básicas do celular. Quanto maior ela for, menor a possibilidade de o aparelho ficar lento. É recomendado adquirir um dispositivo que apresente bons níveis em ambos os tipos de memória.

Se você entende um pouco de computador é fácil traçar um paralelo entre o HD (ou SSD) e a memória interna do seu Smartphone e os “pentes” de memória RAM com a RAM do seu device.

Muitas pessoas leigas neste assunto acabam cometendo gafes em suas compras por ignorar esse tipo de coisa.

BÔNUS Nº 2

Mais uma consideração para você fazer na hora de comprar o seu Smartphone. A tela.

O tamanho da tela pode fazer com que muitas pessoas cometam enganos. Existem muitas marcas que apostam em telas maiores por menores preços na tentativa de competir com aparelhos mais famosos. Observe que ter uma tela grande não necessariamente significa uma alta densidade de pixels e uma boa resolução, isso pode fazer bastante diferença na hora de assistir aos seus filmes na Netflix ou a vídeos no YouTube.

Acima de tudo, pesquise, faça uma tabela comparativa e observe o que cada marca tem a oferecer para você com cada modelo disponível que você se interessar e fazer parte do seu orçamento.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!