Snap

Snaptastic – Uma ferramenta fantástica para gerenciar pacotes Snap

Enquanto os pacotes Snap e Flatpak ficam mais famosos, começam a surgir ferramentas para melhorar a usabilidade desse tipo de pacote. A ferramenta que você vai conhecer agora é o “Snaptastic” ela foi produzida especialmente para o elementary OS com o novo SDK da distro, distribuída através do AppCenter do elementary OS com o preço sugerido de 3 dólares, mas que como você pode baixar gratuitamente também se quiser.

A GNOME Software (especialmente no Ubuntu) já possui integração nativa aos pacotes Snap, no entanto, assim como mostramos neste artigo, os pacotes são compatíveis com todas as distros e com o elementary OS não seria diferente. O “problema” com o elementary OS é que ele não usa a mesma central de software do Ubuntu (GNOME Software), apesar de poder ser instalada pelo próprio AppCenter do elementary, por isso, gerenciar os pacotes Snap sem instalar o GNOME Software vai restringir o usuário ao modo texto ou através da utilização de ferramentas como o SnapWeb.

A boa notícia é que graças ao programa de “pague o quanto quiser” do elementary OS, a cada dia mais desenvolvedores estão colocando esforços para elaborar programas para o sistema com um visual que encaixe com o restante da interface, criando uma experiência lucrativa e ajustada, tanto para quem usa as ferramentas, quanto para o desenvolvedor. Neste ambiente é que nasceu o “Snaptastic“, uma ferramenta que permite que você instale pacotes Snap no elementary OS com poucos cliques.

Snaptastic

Você pode encontrar o Snaptastic no próprio AppCenter do elementary OS e você pode pagar por ele (ou não) para instalar. Uma vez instalado, assim como o aplicativo Eddy do sistema para instalar pacotes .deb, você pode baixar arquivos Snap direto do site Snapcraft para instalar no elementary.

Spotify via Snap

A integração com a Snapcraft Store é tão bacana que você pode instalar os Apps de lá sem baixar os arquivos, basta clicar no botão “install” que existe no site e o Snaptastic vai reconhecer a chamada e instalar os Snaps automaticamente.

Snaptastic

Basta clicar novamente no botão “Install” em azul e digitar a sua senha para instalar qualquer aplicação. Quando você fizer a instalação de algum programa pela primeira vez você precisará aguardar um pouco mais pois será necessário fazer a configuração básica do sistema para ele rodar os Snaps  (configurar e instalar o snapd e o core do Ubuntu) antes da instalação propriamente dita, os demais serão muito mais rápidos.

gerenciado Snaps

Você pode gerenciar os Snaps que forem instalados facilmente pelo Snaptastic também, atualizá-los ou removê-los conforme você quiser.

Vale a pena usar os Snaps no elementary OS?

Usar ou não usar é algo puramente pessoal, mas visto que a adição de PPAs é desativada por padrão, ainda que você possa ativar, ter acesso a mais alguns softwares sem precisar digitar comandos ou fazer algum ajuste mais profundo no sistema é algo bem-vindo.

Softwares como o Spotify, Skype, Simplenote, entre outros (que eu gosto muito) não fazem parte da AppCenter do elementary OS atualmente, mas fazem parte da SnapStore, então esta é uma forma bacana de conseguir instalar estes softwares de uma forma simples, sem fazer gambiarras.

Muitos desenvolvedores estão apoiando o formato da Canonical, como Microsoft e Spotify, então é bom saber que podemos integrá-los ao elementary OS também sem maiores problemas.

* Os ícones de atalho no menu do sistema só apareceram depois que eu fiz logoff no sistema e me loguei novamente, então #ficaadica.

Saiba mais sobre o Snaptastic no GitHub.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!