Ubuntu ganha compilação do Kernel para placas de vídeo AMD com driver AMDGPU DC embutido

Ubuntu ganha compilação do Kernel para placas de vídeo AMD com driver AMDGPU DC embutido

Os proprietários de placas de vídeo da AMD de arquiteturas mais recentes poderão utilizar um Kernel específico com driver AMDGPU embarcado no Ubuntu ou no Linux Mint.

Fiquei sabendo hoje de algo muito interessante através do site Phoronix, agora temos um kernel Linux para o Ubuntu com suporte para o driver AMDGPU DC pré-instalado, o pacote parece ter sido feito pelos próprios mantenedores do site.

Este driver AMDGPU DC tem suporte a várias tecnologias novas da AMD e está entrando no Kernel 4.12.x, que ainda não está no Ubuntu por padrão. O “DC display code” provê suporte para áudio HDMI/Display Port para placas modernas da empresa, assim como suporte para HDMI 2.0, suporte para a Radeon Vega, atomic mode-setting e mais algumas coisas.  Este é um pacote experimental que você pode testar por conta e risco, basta fazer o download do .deb aqui.

Se você não se sente seguro em fazer ajustes mais avançados como este, sabemos que muitos leitores do blog são iniciantes, evolvendo o Kernel do sistema, simplesmente NÃO FAÇA! Estes ajustes feitos neste pacote experimental deverão entrar no Kernel do Ubuntu no futuro naturalmente. Se você não está com pressa para usá-los, pode cruzar os braços e clicar no próximo artigo.

Saiba mais na Phoronix.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez Você Também Goste
System76 explica porque está fazendo o Pop!_OS baseado no Ubuntu
Continue lendo

System76 explica porque está fazendo o Pop!_OS baseado no Ubuntu

Há algum tempo atrás eu comentei aqui no blog sobre o Pop!_OS, o sistema operacional baseado no Ubuntu customizado pela System76, um das maiores empresas de venda de hardware com Linux embarcado. No artigo em questão eu comentei sobre as minhas perspectivas à respeito do sucesso do Pop!_OS, hoje vamos falar das razões da System76 para tal.
Continue lendo

Snap – O quão grandes são estes pacotes em 2020?

Snap é um formato de empacotamento que está ficando mais popular graças ao Ubuntu e a Canonical, mas isso não quer dizer que formato agrade a todos, uma das reclamações mais comuns é sobre o seu tamanho, as será que isso realmente compromete a usabilidade?