LibreOffice 5.3 vem com novo visual e interface “Ribbon”

LibreOffice 5.3 vem com novo visual e interface "Ribbon"

Quem sempre reclamou da forma tradicionalista do LibreOffice organizar seus menus acaba de receber um grande presente. Na verdade, o “presente” ainda não chegou, pois a versão 5.3 ainda está em desenvolvimento, mas já mostra coisas interessantes.

O nome desta barra do LibreOffice obviamente não é “Ribbon”, até porque este é nome do design que a Microsoft aplica aos seus aplicativos Office, mas a lógica de funcionamento é a mesma. 

Esta nova forma de apresentação chama-se Notebookbar e atualmente ela só está disponível no LibreOffice 5.3, que no momento deste post, ainda não foi lançado.

A Notebookbar faz o mesmo que a Ribbon faz no Microsoft Office, agrupa os menus em categorias separadas em forma de abas, entretanto, o recurso ainda é experimental e não é o padrão do LibreOffice, pelo menos por enquanto.

Como testar os novos recursos?

Para testar a nova interface do LibreOffice você mesmo será necessário baixar a versão em desenvolvimento, a versão 5.3, basta acessar este endereço e baixar os pacotes para o seu sistema. 

Mesmo que você já tenha uma versão do LibreOffice instalada, as versões beta e em desenvolvimento são instaladas de formas paralela e não substituem o seu LibreOffice estável já instalado.

Depois de instalada a nova versão, será necessário fazer algumas configurações para exibir a nova interface. Clique no menu Tools>>Options

Recursos experimentais do LibreOffice

Na sessão LibreOfficeDev seleciona a opção Advanced, e do lado direito marque a caixa que ativa a opção “Enable experimental features (may be unstable)“, clique em “OK” e reinicie o LibreOffice.

LibreOffice Ribbon

Depois de reiniciar o LibreOffice vá até o menu “View” e depois em “Toolbar Layout” e selecione “Notebookbar“, logo após, vá até o menu “View” novamente, depois em “Notebookbar” e selecione “Tabbed“, pronto, desfrute do novo visual.

Se você quiser manter o seu LibreOffice sempre atualizado no Ubuntu e no Linux Mint, veja como adicionar o repositório PPA oficial da aplicação no seu sistema aqui.

Até a próxima!

Talvez Você Também Goste
Mudanças para o Linux Mint 19 foram anunciadas
Continue lendo

Mudanças para o Linux Mint 19 foram anunciadas

Os desenvolvedores do Linux Mint fizeram um ótimo post em seu blog oficial para falar sobre as futuras implementações do sistema. Muito se espera do Linux Mint, já que nos últimos anos ele virou sinônimo de equilíbrio entre estabilidade e facilidade de uso.
Ubuntu 19.10 poderá iniciar até 7x mais rápido
Continue lendo

Ubuntu 19.10 poderá iniciar até 7x mais rápido

Não é segredo para ninguém que a Canonical, empresa responsável pelo Ubuntu, vem trabalhando em melhorias no boot do sistema. Queixas de inúmeros usuários relatando uma demora no início do sistema, graças aos aplicativos no formato Snap. Digamos que as coisas ainda não são perfeitas, mas houve uma melhora perceptível neste aspecto. Agora eis chegada a hora de melhorar o boot, relacionando ao Kernel Linux do Ubuntu.