TutoriaisUbuntu

Como mapear uma unidade de rede no Ubuntu

Existe uma forma simples de você salvar as unidades de rede que você acessar no Ubuntu para que você possa acessar posteriormente de forma fácil, assim como você faz no Windows.

Se você trabalha e alguma empresa onde é necessário acessar vários arquivos em rede de forma constante, ficar acessando o servidor através do gerenciador de arquivos e digitando o IP pode ser algo improdutivo, não somente na empresa, mas até mesmo em casa, caso exista uma situação deste tipo.

Como mapear uma unidade de rede para acessar rapidamente no Ubuntu?

Abra o gerenciador de arquivos e clique em conectar ao servidor:

Nautilus Conectar a um servidor

Digite o endereço de IP do servidor que você quer acessar:

Conecte ao servidor

Dica: Para acessar um compartilhamento, mesmo em rede Windows no Ubuntu, digite “smb://” seguido do IP.

Se você não souber o IP do computador que você que acessar, use a opção “Rede” para navegar pela rede disponível e encontrar o servidor que você deseja.

Navegar em rede

Depois de acessar o servidor que você deseja normalmente, basta você adicionar um marcador com ele, assim você vai conseguir acessar facilmente. Existem duas formas de fazer isso:

1 – Clique com o botão direito sobre a conexão que apareceu do lado esquerdo do gerenciador de arquivos e clique em “adicionar marcador.”

Mapeando unidade de rede

2 – A outra forma é usar o menu “Marcadores” e “Marcar este local”, assim a unidade de rede fica sempre salva e pronta para ser acessada do lado esquerdo do seu gerenciador de arquivos:

Unidade de rede mapeada Ubuntu
Mapeando Unidade de Rede

Assim fica muto fácil de você acessar as unidades de rede dois, bacana, não é? Praticamente qualquer interface gráfica do Linux tem essa capacidade, basta seguir a mesma lógica.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!