Como instalar o Microsoft SQL Server no Ubuntu

Como instalar o Microsoft SQL Server no Ubuntu

A Microsoft liberou os primeiros previews do SQL Server para Linux e você que gostaria de trabalhar com a ferramenta ou fazer alguns testes já pode fazer no Ubuntu e no Red Hat EL com suporte oficial, confira.

O produto da Microsoft será disponibilizado para clientes do Azure, mas também está disponível para o público que desejar testar e utilizar, no tutorial de hoje você vai aprender a instalar o Microsoft SQL Server no Ubuntu 16.04 LTS.

Para fazer isso, abra o terminal do seu sistema, ou caso você esteja rodando o Ubuntu Server, basta rodar os comandos:

curl https://packages.microsoft.com/keys/microsoft.asc | sudo apt-key add - 
curl https://packages.microsoft.com/config/ubuntu/16.04/mssql-server.list | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/mssql-server.list
sudo apt-get update
sudo apt-get install -y mssql-server

Isso vai instalar o SQL Server no sistema, agora vai ser necessário rodar o script de configuração:

sudo /opt/mssql/bin/sqlservr-setup

Depois que a configuração estiver pronta, verifique se o serviço está rodando com o comando:

systemctl status mssql-server

Se tudo estiver funcionando você já tem o seu SQL Server funcionando, para instalar algumas ferramentas nele consulte o manual oficial da Microsoft.

Caso você queira ver a documentação para o Red Hat clique aqui para conferir, se você usa outra distribuição, ou mesmo o Ubuntu ou Red Hat, você pode optar também por rodar a aplicação via Docker.

Até a próxima!

Talvez Você Também Goste
Como instalar o KDE Connect Indicator no Ubuntu e no Linux Mint
Continue lendo

Como instalar o KDE Connect Indicator no Ubuntu e no Linux Mint

O KDE Connect é uma ferramenta desenvolvida pelo projeto KDE que permite a integração entre o seu computador e o seu Smartphone Android. Distribuições Linux que utilizam o ambiente gráfico KDE Plasma costumam trazer a integração nativa a este recursos, no entanto, outras distros que usam outras interfaces, como GNOME e Cinnamon, não possuem essa mesma facilidade.