Ubuntu 17.04 já recebeu um nome!

Ubuntu 17.04 já recebeu um nome!

Quando o Ubuntu 16.10 Yakkety Yak foi lançado na semana passada, muitas pessoas estavam tão preocupadas com a versão nova que deixaram passar a notícia do anúncio da versão 17.04.

Eu estou meio atrasado, mas a verdade é que assim que o Ubuntu 16.10 foi lançado, o anúncio da nova versão foi feito no blog de Mark Shuttleworth, criador do Ubuntu.

A versão 17.04 do Ubuntu será lançada em Abril e foi apresentada ao público através de um comentário no blog do Mark:

“Neste momento o Ubuntu está no centro de operações em cloud e edge no AWS [Amazon Web Services] e nos mais variados e novos dispositivos, Ubuntu está ajudando as pessoas a realizarem tarefas de forma mais rápida, organizada e eficiente, graças a você, usuário do sistema. Nós somos um pequeno grupo em um mercado de gigantes, mas o nosso foco na entrega de software livre, bem como no conjunto e apoio de empresas, serviços e soluções, parece estar abrindo portas, e mentes, em todos os lugares. Então, em homenagem ao pequeno valente que, de cauda longa, que pula sobre os obstáculos da vida, o nosso próximo lançamento será o Ubuntu 17.04, com o codinome Zesty Zapus“.

Finalmente chegamos ao “Z”, podemos dizer que na próxima versão o Ubuntu finalizou o alfabeto, depois disso não sei qual caminho o sistema seguirá, se irá recomeçar o alfabeto novamente ou o que.

Particularmente eu sou à favor da simplificação, chamar o sistema somente de “Ubuntu” e ponto final, mas isso é apenas a minha opinião. De fato, os codinomes ajudam a organizar os repositórios atualmente no sistema, então, com o nascimento dos pacotes Snap, ele podem ser menos necessários, realmente não sei o que pode acontecer neste sentido.

O que eu espero da versão 17.04?

A versão 17.04 não é uma LTS, então ela será o marco mais uma vez da inclusão de novas tecnologias no Ubuntu, isso significa que provavelmente teremos uma versão mais lapidada do Unity 8 acompanhando a versão, não vejo muitas inovações acontecendo no Unity 7 nos próximos anos, ele será mais uma vez lapidado e atualizado para ser compatível com as versões mais recentes do Gnome e demais pacotes que compõe a interface, afinal de focar na estabilidade, pelo menos é isso que eu acredito que aconteça.

O que é um “Zesty Zapus”?

Zapus é um termo que designa uma família de roedores chamada de Depodidae, e “Zesty” é um adjetivo que, segundo Mark, significa algo como “energético”.

O que você espera ver no próximo Ubuntu 17.04 Zesty Zapus?

Talvez Você Também Goste
Ubuntu Snap Manual
Continue lendo

Ubuntu Snap Manual – Trabalhando com pacotes Snap de forma simples

Os pacotes Snap do Ubuntu estão evoluindo a passos largos e várias aplicações famosas como Krita, LibreOffice, Telegram, Kdenlive e muitos outros já estão disponibilizando versões de seus programas no formato, mas mais do que isso, os Snaps trazem compatibilidade de pacotes entre todas as distros Linux. Aprenda agora como utilizá-los.