KDESistemas operacionais

Maui 1 “Aurora” – Um novo projeto baseado no KDE Neon

O projeto KDE Neon começou a dar margem para a criação de sistemas operacionais baseados no seu conceito. O Maui 1, é um projeto originário da distribuição Linux Netrunner OS, que possui versões baseadas no Ubuntu e no Manjaro/Arch.

O projeto é recente e é originário da distribuição Linux Netrunner OS, como uma nova vertente para o Desktop padrão da distro. Atualmente o projeto contém uma versão baseada no Kubuntu e outra baseada no Arch Linux, também com interface KDE.

Não ficou muito claro para mim se o pessoal do Netrunner pretende continuar ou não com a versão padrão deles baseada no Kubuntu ou se agora essa versão deixará de existir e passará a ser o Maui, ou se o Maui é apenas uma forma deles produzirem um sistema baseado no KDE Neon, com núcleo Ubuntu também, sem misturar muito as coisas.

Mas tudo indica que as versões LTS do Netrunner agora serão “Maui”.

As principais aplicações do Maui são:

– Linux Kernel 4.4.0~36

– Plasma 5.7.3 on Qt5.7.0

– Frameworks 5.24

– KDE Applications 16.04.3

– Firefox 48.0

– Thunderbird 38.6.0

– LibreOffice 5

– Virtualbox 5

– VLC 2.2.2

– Gmusicbrowser 1.1.15

– Kamoso 3.2

O Maui é baseado no Ubuntu 16.04 LTS, tendo um suporte estendido até 2018 e como ela usa o repositório do KDE Neon, a versão do KDE será sempre muito atualizado nela. A iso tem cerca de 2GB de tamanho e possui apenas versão de 64 bits, pelo menos por enquanto.

Você pode baixar o sistema diretamente através do site oficial do Maui Linux.

Até a próxima!

Fonte

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!